Procura de elétricos usados ‘dispara’ em Portugal num ano: saiba quais as marcas mais desejadas pelos condutores nacionais

No mês de julho, verificou-se um crescimento de 2% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de 13% na procura, em relação ao período homólogo de 2023. O decréscimo na procura é visível sobretudo no centro de Portugal (17%), seguindo-se a zona norte do país e a região do Alentejo (aproximadamente 9% em ambos)

Procura de elétricos usados ‘dispara’ em Portugal num ano: saiba quais as marcas mais desejadas pelos condutores nacionais

O Standvirtual, portal líder em carros, divulgou esta quarta-feira o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de julho de 2024.

No mês de julho, verificou-se um crescimento de 2% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de 13% na procura, em relação ao período homólogo de 2023. O decréscimo na procura é visível sobretudo no centro de Portugal (17%), seguindo-se a zona norte do país e a região do Alentejo (aproximadamente 9% em ambos).

Este cenário resulta ainda numa dinâmica de mercado negativa de cerca de 10%, face a julho do ano anterior, uma tendência constante desde o início deste ano (maior oferta que procura em relação ao período homólogo).

“Em julho, observámos uma diminuição da procura no mercado dos usados. Já a procura por carros elétricos apresenta o comportamento oposto, ou seja, continua a aumentar face a este mesmo período do ano anterior”, refere Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.

“Uma realidade que está relacionada com a mudança de hábitos de consumo dos portugueses, pois apostam cada vez mais em veículos eletrificados. Por outro lado, este crescimento deve-se também ao facto de a oferta disponível continuar a crescer, uma vez que as vendas significativas de elétricos novos nos últimos anos estão a chegar agora ao mercado de usados em maior volume”, apontou.

E quais as principais conclusões do estudo?

COMBUSTÍVEL

– Os veículos elétricos (+88%) registam o maior aumento da procura em julho face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é também dos elétricos (+80%), em relação ao período homólogo de 2023.
– A oferta de carros a gasolina cresce (+11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (-4%) em relação ao período homólogo. No que diz respeito aos automóveis a diesel, esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (-20% e -10%, respetivamente).
– Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 13% da procura e cerca de 14% da oferta, em julho.
– Diesel (54%) e Gasolina (28%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
– Em julho, os automóveis a gasolina, híbridos plug–in e híbridos a gasolina são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (33%, 4% e 2%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.

PREÇOS

– Veículos abaixo de 15.000€ revelam maior diminuição de procura (-14%) em julho, seguidos pelos carros acima de 30.000€ (-6%), face ao mesmo período do ano passado. Os automóveis entre 15.000€ a 30.000€, apresentam também uma diminuição (-4%) em relação ao mês de julho do ano anterior.
– A oferta aumenta apenas nos veículos acima de 30.000€ (+8%) e nos carros abaixo de 15.000€ (+3%), em comparação a julho do ano passado. No entanto, a oferta apresenta um decréscimo nos automóveis entre 15.000€ a 30.000€ (-1%) face ao mesmo mês do ano anterior.
– A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações (37%) e de anúncios (56%) em julho.

ANO DE MATRÍCULA

– A procura cresce nos carros de 1 a 3 anos (+4%), face a julho do ano passado. Já nos veículos de 10 a 15 anos, a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (-22%). Este decréscimo da procura está presente também nos automóveis entre 3 a 5 anos (-13%), de 5 a 10 anos (-7%) e até 1 ano (-6%).
– A oferta revela crescimento comparativamente ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (-14%) e nos carros entre 10 a 15 anos (-1%).
– Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em julho (cerca de 9,3%), seguidos dos carros matriculados entre 2019 e 2021 (cerca de 8%).

SEGMENTO E MARCA

– Em julho, a procura cresce nos SUV (+4%) e nos cabrio e citadinos (+1% em ambos os casos) face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, especialmente nos utilitários (-28%) e nos monovolume (-23%).
– SUV (23%), carrinhas (17%), utilitários (16%) e citadinos (15%) são os segmentos mais procurados em julho. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (27%), carrinhas e utilitários (cerca de 18% nos dois segmentos) e citadinos (cerca de 15,4%).
– A BMW (13,3%), a Mercedes-Benz (12,7%) e a Peugeot (8,2%) são as marcas mais procuradas em julho. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (11,8%), a BMW (10,8%) e a Peugeot (10,6%).
– Os carros mais procurados em julho, por intervalo de preços, foram o Mercedes-Benz Classe C nas categorias abaixo dos 5.000€ e dos 10.000€ aos 25.000€; o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10.000€ aos 25.000€; o Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€; e o Porsche 911 acima dos 40.000€.
– Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o Hyundai Kauai, em julho.