Se está a pensar comprar, ou já o fez, um veículo elétrico (EV) fique a saber que, regra geral, é necessário deslocar-se a uma oficina para substituir os pneus mais cedo do que teria de fazer com um veículo a combustão.
As diferenças básicas entre um EV e um carro a gasolina são bastante claras. Um funciona com gasolina ou diesel enquanto o outro deve ser carregado, mas além dessa diferença básica, também existem disparidades entre os dois veículos – um dos diferenciais são os pneus, com os dos EV com certas peculiaridades que é importante saber no momento de os trocar.
Os pneus de um EV e de um carro a combustão, embora à primeira vista pareçam iguais, não o são: há diversas diferenças que inutilizam a colocação de pneus convencionais num EV.
A principal diferença é o maior peso de um EV, fruto das baterias: ou seja, esses pneus devem estar preparados para suportar o peso adicional e ao mesmo tempo proporcionar um bom desempenho. A eficiência energética é outro ponto importante, uma vez que os EV apresentam uma eficiência superior em relação aos carros a combustão, por isso necessitam de pneus que tenham menor resistência ao rolamento.
Convém não esquecer o ruído, uma característica muito importante dos EV que pode ser perdida se forem escolhidos pneus errados. Portanto, os pneus para veículos elétricos também são projetados para reduzir o ruído dos pneus na estrada.
Segundo a Michelin, “os carros elétricos têm baterias pesadas, por isso precisam de pneus que aguentem o peso extra. E embora a bateria armazene a energia, é o motor elétrico que fornece o torque instantâneo. Com um veículo elétrico, assim que pisa no acelerador, aplica imediatamente 100% da potência do veículo. Isso significa que as transferências de peso são mais abruptas e muito mais intensas do que num veículo a combustão”.
Com que frequência se deve trocar os pneus de um EV?
De acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’, os pneus dos EV têm de ser trocados ao mesmo tempo que um veículo a combustão? Sim e não… a resposta afirmativa é porque a forma de medir quanta borracha resta na banda de rodagem é a mesma – ou seja, quando a profundidade mínima da banda é de 1,6 milímetros (e há um indicador de desgaste que marca esse limite), chegou a hora de trocar de pneus.
Já a resposta negativa depende dos quilómetros que podem ser percorridos com um ou outro pneu – os pneus dos automóveis a combustão podem durar até 40 mil quilómetros, já os dos EV podem prolongar a sua vida útil em até 30 mil quilómetros.
Se durarem mais, posso colocar um pneu de carro a combustão num EV?
Vendo quanto tempo dura cada pneu, esta dúvida pode surgir. Mas não. Embora possa pensar que os pneus de um carro a combustão podem durar mais, isso não acontecerá num EV – estes pneus estão preparados para as suas características, enquanto os de um carro a combustão não. Dessa forma, mesmo que durem 40 mil quilómetros num carro a combustão, num EV verá serem destruídos em apenas 10 mil quilómetros.
Quanto custa trocar os pneus de um EV?
Segundo o estudo realizado pela empresa britânica ‘Epyx’, a mudança das rodas de um EV custa em média 240 euros, enquanto nos modelos a combustão ronda os 150 euros para pneus de 17 a 18 polegadas. Tendo características tão específicas, é normal que tenham um preço mais elevado, mas pagar mais e ter de trocá-los com menos frequência é um fator a ter em conta na escolha de um EV.