Por Ricardo Silva, Diretor Comercial, Marketing e Comunicações na Ayvens
O futuro da mobilidade elétrica já começou, especialmente com a decisão histórica da União Europeia de acabar com a venda de veículos novos, com motor de combustão interna até 2035. Esta medida ambiciosa tem como objetivo principal reduzir drasticamente as emissões de dióxido de carbono dos novos veículos, encarando de frente a crise climática global. A transição para a mobilidade elétrica não será uma mera conveniência ou uma escolha pessoal, mas sim uma obrigação que transformará profundamente a indústria.
Portugal está já a dar passos largos no caminho da transição elétrica. O mais recente Estudo Mobilidade 2024 da Ayvens confirma uma mudança significativa: os veículos elétricos estão a emergir como a opção mais vantajosa em todos os segmentos de automóveis de passageiros. De 2022 para 2023, o mercado português transformou-se com as vendas de veículos 100% elétricos a duplicarem e a alcançarem uma quota de 18,3% das vendas totais. Ainda que os veículos a combustão mantenham a sua relevância, a tendência é inequívoca: a mobilidade elétrica está a ganhar terreno rapidamente. Esta transformação vai além de um simples avanço tecnológico, refletindo também uma economia substancial em termos de custos totais de utilização (TCO).
Por outro lado, com a crescente consciencialização ambiental das empresas e a pressão para reduzir a pegada ecológica, o renting tornou-se uma solução estratégica indispensável. O modelo não só oferece acesso a veículos de tecnologicamente mais evoluídos, significativamente menos poluentes, como também proporciona flexibilidade, eficiência e a cobertura dos riscos associados à obsolescência tecnológica. O renting permite às empresas atualizar as suas frotas com frequência, garantindo que estas estejam sempre na vanguarda da tecnologia e das práticas sustentáveis. Além disso, elimina custos inesperados e oferece apoio especializado, o que torna a experiência de condução mais tranquila, permitindo às empresas concentrarem-se no que realmente importa: o seu core business.
Portugal está entre os países com uma presença forte e condições favoráveis para a adoção da mobilidade elétrica, onde em comparação com o ano anterior, as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) aumentaram cerca de 105%, segundo o recente estudo publicado, o Ayvens Mobility Guide 2024. Pela primeira vez, o nosso país obteve uma pontuação inédita de 60 em 100, integrando-se no grupo dos países desenvolvidos ao lado da Noruega, Países Baixos e Finlândia. Portugal não só lidera em termos de “Oferta de Motorizações Ecológicas”, com 138 modelos únicos de veículos vendidos nos últimos 12 meses, como também se destaca na “Relevância da Sustentabilidade”. A nossa pontuação de 4/5 nesta categoria reflete uma intensidade carbónica de 154 g (gCO.eq/kWh) e uma taxa de 77% de emissões de baixo carbono, das quais 72% provêm de fontes renováveis.
Estes números não são apenas estatísticos, são sinais claros de que a mobilidade elétrica é o presente em rápida evolução. A redução das emissões de carbono, o combate às alterações climáticas, a diversificação da matriz energética e a estimulação da inovação tecnológica não são meros objetivos a alcançar, são imperativos que devem ser abraçados. O futuro da mobilidade elétrica não é apenas um horizonte promissor, é uma realidade em crescimento. O nosso papel é reconhecer esta mudança com audácia e uma visão clara, valorizando a inovação e a sustentabilidade. O futuro é elétrico, e Portugal já está a mostrar ao mundo como fazer a transição de forma eficaz.