Um ícone automóvel de luxo, o Classe S da Mercedes está a atravessar tempos desafiadores devido à diminuição nas vendas: no primeiro trimestre, as entregas diminuíram quase 37%, para apenas 19.600 veículos, incluindo os derivados AMG e Maybach.
A marca premium alemã não divulgou detalhes das vendas do Classe S para o segundo trimestre. No entanto, as entregas combinadas do Classe S, EQS, EQS SUV e GLS caíram quase 23%, para 33.400 carros.
De acordo com o site especializado ‘Motor1’, não foi surpresa que a marca alemã tenha confirmado os rumores sobre o corte de produção do seu topo de gama: em entrevista à ‘Automobilwoche’, um porta-voz da Mercedes anunciou que o Classe S será fabricado num único turno na Fábrica 56 em Sindelfingen. De acordo com a publicação, a fábrica de montagem tem sido subutilizada durante meses devido a um declínio acentuado nas vendas.
A ‘Automobilwoche’ destacou que reduzir a produção do Classe S é uma “catástrofe”, segundo alertou um fornecedor de componentes internos. A mudança para uma operação de turno único na fábrica em Sindelfingen entrará em vigor após as férias de agosto. O representante da Mercedes diz que alguns dos trabalhadores receberão outras tarefas relacionadas à produção na fábrica onde o EQS totalmente elétrico também é fabricado.
Olhando para seus principais rivais domésticos, que também agrupam as vendas dos seus carros principais com outros modelos, a BMW subiu enquanto a Audi caiu no primeiro semestre de 2024. A procura pela Série 7 e Série 8 aumentou 11,4% para 30.249 carros até junho. Os carros do segmento D da Audi sofreram uma perda de 16,5% para 8.487 carros. A produção desses grandes modelos Audi caiu em impressionantes 46% para apenas 5.788 carros entre janeiro e junho.
Para não esquecermos que, até há alguns anos, também havia modelos Classe S Coupé e Classe S Conversível. Ambos foram cortados da linha e indiretamente substituídos pelo novo 2+2 GT Coupé e SL duo.