Pode a gasolina e o gasóleo desaparecer das estações de serviço até 2045? Sindicato alemão deixa apelo

Sindicato da Indústria Automóvel Alemã apelou aos políticos locais para um quadro mais claro sobre o futuro, e, acima de tudo, uma visão a longo prazo - em particular, propõe o fim total dos combustíveis fósseis nas estações a partir de 2045

Pode a gasolina e o gasóleo desaparecer das estações de serviço até 2045? Sindicato alemão deixa apelo

Podem a gasolina e o gasóleo desaparecer dos postos de abastecimento?

Este foi o pedido do Sindicato da Indústria Automóvel Alemã, que apelou aos políticos locais para um quadro mais claro sobre o futuro, e, acima de tudo, uma visão a longo prazo – em particular, propõe o fim total dos combustíveis fósseis nas estações a partir de 2045.

De acordo com o organismo, a falta de definição da indústria automóvel é um problema: na Europa, as marcas estão totalmente perdidas, sem saber realmente que rumo tomar: a proibição de motores de combustão em veículos novos em 2035 ainda está em vigor, mas há uma cláusula de revisão que será analisada dentro de dois anos.

Ao mesmo tempo, o mercado de EV está a dar sinais de abrandamento, pelo que a grande maioria dos fabricantes automóveis hesitam: deve-se continuar no caminho para a produção totalmente elétrica ou manter sob controlo alguns com motores térmicos?

Na Alemanha, relatou o site especializado ‘L’Automobile Magazine’, as opiniões dividem-se: os grupos automobilísticos e os partidos políticos não chegam a acordo com a estratégia a adotar – este clima de incerteza é prejudicial para a indústria, aliada a uma forte inércia que exige planos claros de longo prazo, que também deve ser aplicado nos casos aéreos e marítimos.

A ideia por detrás do fim dos motores de combustão em 2035 é que a sua vida útil de cerca de 15 a 20 anos tornará possível deixar de haver, ou quase não haver, carros híbridos ou térmicos nas estradas da Europa até 2050. Mas entre 2035 e 2050, é necessário continuar a abastecer todas essas pessoas que terão carro a gasolina, diesel ou híbrido.

Para a VDA, o sindicato alemão, é portanto necessário fornecer um quadro mais claro com políticas mais ambiciosas que não se concentrem necessariamente inteiramente no 100% elétrico. Apela, em particular, ao incentivo ao desenvolvimento de combustíveis alternativos (orgânicos, sintéticos) no transporte rodoviário para conseguir mais facilmente uma redução das emissões de CO2. Uma ideia que não necessariamente agradará aos que defendem a tecnologia totalmente elétrica.

E para cumprir o compromisso, a VDA propõe que se antecipe o objetivo da neutralidade climática em cinco anos (até 2045) removendo todos os combustíveis fósseis das estações de serviço para deixar apenas combustíveis verdadeiramente neutros (mesmo que nunca sejam a 100%) nas bombas de serviço.