A Jaguar Land Rover avisou os proprietários de cerca de 3 mil SUV elétricos específicos devido ao potencial de sobreaquecimento da bateria de alta tensão, criando um risco de incêndio: a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário está a instruir os proprietários a estacionar e carregar os seus veículos no exterior, longe das estruturas, até que a reparação esteja concluída e durante 30 dias depois.
Em causa estão os SUV I-Pace de 2019: como solução provisória, os concessionários vão atualizar o software do módulo de controlo de energia da bateria sem qualquer custo para os proprietários. No entanto, a solução final ainda está em desenvolvimento.
Este recall procura responder às preocupações de que o software de diagnóstico introduzido para resolver os recalls anteriores era inadequado, até pelos vários relatórios de segurança que denunciaram vários incêndios a envolver I-Paces com software atualizado – os relatórios apontaram que estes veículos “experimentaram sobrecarga térmica, que se manifestou como fumo ou fogo na parte inferior do veículo onde se encontra a bateria de tração de alta tensão”.
Na correção provisória, os revendedores atualizarão o computador de controlo de energia da bateria para limitar o carregamento da bateria a 80% da capacidade. Recorde-se que a marca britânica já emitiu três recalls anteriores para o mesmo problema, e todos os SUV vão necessitar de uma nova solução. Os recalls anteriores atualizaram o software de diagnóstico.
De acordo com os reguladores de segurança dos EUA, houve três incêndios nos EUA após as atualizações de software nos veículos, embora não tenha sido relatado qualquer ferimento. “Os proprietários que já tiveram os seus veículos atualizados com o software de diagnóstico aprimorado têm a impressão de que os seus veículos estão protegidos contra sobrecarga térmica, o que pode não ser o caso”, sustentaram os documentos, que apontaram que as baterias do I-Pace foram fabricadas na Polónia pela LG Energy Solution, cujos produtos estão sob investigação da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA.
General Motors, Mercedes-Benz, Hyundai, Stellantis e Volkswagen têm emitido recalls desde fevereiro de 2020, a maioria devido a falhas internas na bateria que podem aumentar o risco de incêndios – em novembro de 2020, a General Motors iniciou uma série de recalls que envolveram mais de 140 mil Chevrolet Bolt EV dos anos de 2017 a 2022 devido à “presença simultânea de dois defeitos raros de fabricação na mesma célula de bateria”. O defeito causou pelo menos 10 incêndios.