O Aston Martin Vantage usado como safety car na Fórmula 1 foi protagonista de uma aparatoso acidente durante os testes de rotina para a corrida deste fim de semana, em Monza (Itália). Felizmente, nenhum dos ocupantes registou ferimentos, mas a causa do acidente não está clara.
No vídeo do acidente, é possível ver-se o piloto do safety car Berns Maylander a perder o controlo ao entrar na curva Parabolica, uma das mais rápidas do circuito italiano – o carro sai do asfalto em alta velocidade, a girar, até finalmente atingir as barreiras de segurança.
A natureza bizarra do incidente — sobretudo a forma como o carro se moveu durante a travagem – incendiou a internet com teorias de que o acidente pode ter sido causado por um problema mecânico em vez de erro do motorista.
“Houve um incidente na pista com o safety car da FIA hoje em Monza”, salientou a FIA, em comunicado. “A Aston Martin está a investigar a causa, mas pode confirmar que tanto o piloto como o passageiro estão bem. Há um safety car adicional no circuito e o acidente não vai afetar a prova neste fim de semana.”
Esta não é a primeira vez que há problemas com carros de segurança. No Grande Prémio do Brasil de 2002, Nick Heidfeld bateu na porta do carro médico da Mercedes estacionado momentos antes do piloto Alex Ribeiro sair, evitando por pouco ferimentos graves. Apenas dois anos antes, no Grande Prémio de Mónaco, Ribeiro bateu com o carro médico nas barreiras durante um teste no sábado.
Here's the video of the Safety Car crashing at Parabolicapic.twitter.com/w1JyPaEnCO
— RBR Daily (@RBR_Daily) August 29, 2024