Amanhã são instalados 37 novos radares nas estradas portuguesas: tome nota dos locais

Entre os novos controladores estão 12 de velocidade média de circulação entre dois pontos, o que forçará os condutores a tirar o pé do acelerador durante alguns quilómetros

Amanhã são instalados 37 novos radares nas estradas portuguesas: tome nota dos locais

A partir deste domingo, entram em funcionamento 37 novos radares de velocidade – mais um motivo para ter atenção no seu regresso de férias. Entre os novos controladores estão 12 de velocidade média de circulação entre dois pontos, o que forçará os condutores a tirar o pé do acelerador durante alguns quilómetros.

“Os novos radares introduzem em Portugal o controlo da velocidade média entre dois pontos e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”, referiu a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), salientando que os aparelhos vão ser instalados em locais onde a sinistralidade “se verifica ao longo dos troços com alguma extensão” – como é o caso da A1, perto da Mealhada (sentido norte-sul) e em Santarém, tal como na A3 (perto de Braga e Trofa) ou no IC19 (perto de Sintra).

Mas não se tratam apenas de radares de velocidade média: há também radares tradicionais, que mede a velocidade instantânea.

Além dos 37 novos radares, há outros 25 novos equipamentos que vão ser instalados faseadamente: quando estiverem em funcionamento, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá duplicado a sua capacidade, para 123 locais com radar – cerca de 70% dos novos aparelhos estarão fora de autoestradas, sendo que a maioria vai estar em estradas nacionais, Itinerários Principais e Complementares, “que concentram 47% das vítimas mortais”, num investimento de 6,2 milhões de euros.

Tome então nota onde vão ficar instalados:

Radares de velocidade média (*nos dois sentidos)

A1 (Mealhada/Anadia) – 217,4 km (inicial) – 211,9 km (final)

A1 (Santarém) – 65,1 km – 59,9 km

A25 (Águeda) – 42,4 km a 37,6 km

A3 (Braga) – 38,0 km – 40,7 km

A3 (Trofa) – 16,9 km – 15,9 km

A42 (Paços de Ferreira) – 9,1 km – 7 km

IC2 (Loures) – 9,7 km – 8,2 km

IC19 (Sintra)- 8,1 km – 9,1 km

EN10 (Vila Franca de Xira)* – 110,7 km – 115,4 km

EN10 (Montijo)* – 75,7 km – 79,2 km

EN109 (Figueira da Foz)*- 100,7 km – 103 km

EN211 (Marco de Canaveses/Penafiel)* – 1,3 km – 5,7 km

Radares de velocidade instantânea (*nos dois sentidos)

A1 (Vila Nova de Gaia) – 292,3 km (Sul-Norte) 292,9 km (Norte-Sul)

A2 (Albufeira) – 233,1 km

A7 (Guimarães) – 33,2 km 33,6 km

A44 (Vila Nova de Gaia) – 4,48 km

IP7 (Lisboa) – 3,3 km

IC2 (Águeda) – 238,9 km

IC2 (Coimbra) – 183,2 km

IC17 (Loures) – 19,1 km

EN5 (Montijo)* – 5,9 km

EN14 (Maia)* – 6,1 km

EN18 (Belmonte)* – 19,6 km

EN101 (Guimarães)* – 110,7 km

EN103 (Barcelos)* – 22,9 km

EN105 (Santo Tirso)* – 20,0 km

EN109 (Figueira da Foz)* – 110,4 km

EN119 (Benavente)* – 27,9 km

EN125-10 (Faro) – 1,4 km

EN206 (Fafe)* – 46,0 km

EN234 (Nelas)* – 88,6 km

EN251 (Coruche)* – 39,2 km

EN252 (Palmela)* – 5,2 km 9,0 km

EN260 (Beja)* – 13,4 km.