Perdi a chave do carro. E agora?

Chega ao seu carro, vai procurar as chaves e... surpresa, não as consegue encontrar. Se já lhe aconteceu, saiba que há vários formas de encontrar uma solução para este problema

Perdi a chave do carro. E agora?

Chega ao seu carro, vai procurar as chaves e… surpresa, não as consegue encontrar. Se já lhe aconteceu, saiba que há vários formas de encontrar uma solução para este problema – do mais simples ao mais complicado, os preços podem mesmo variar bastante!

Perder as chaves do carro é uma situação que nunca gostaríamos que acontecesse, mas infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa. Siga estas dicas destacadas pelo jornal espanhol ‘El Economista’.

O caso mais fácil, tenho outra chave à mão

Ao comprar um carro novo, é geralmente comum receber duas chaves do seu carro. É aconselhável utilizar normalmente uma e ter a outra em casa caso ocorra uma situação destas. Neste cenário pode ser um familiar que lhe dá a outra chave, um amigo que o traz para mais perto de casa para ir buscar as outras chaves ou no caso de ninguém lhe poder trazer, algum seguro cobre esta situação e pode levá-lo a casa para que possa possa levar as chaves extras.

Claro que deve ter cuidado, pois pode não só ter perdido a chave, como a roubaram e querem levar o seu veículo. Para maior segurança, é aconselhável instalar um sistema de fecho ou, caso não o possua, durante o percurso até sua casa para levantar o segundo par de chaves, peça a um conhecido que vigie o seu veículo.

E se tiverem sido deixados dentro do carro?

Caso tenha trancado o carro e de alguma forma as chaves tenham sido deixadas no interior, verifique se todas as janelas estão fechadas, pois se houver uma aberta poderá aceder ao interior a partir daí.

Caso esteja completamente fechado, existem vários remédios caseiros para tentar abrir alguma das portas, mas recomendamos que não os faça e deixe o trabalho para os profissionais. Estão habituados a fazer estes trabalhos, mas alguns remédios caseiros podem partir alguma parte do veículo.

Nesta situação o melhor é ligar para o seguro ou para um serralheiro e pedir que tratem da situação. Possuem uma ferramenta especial em forma de bolsa que insere entre a porta e o chassis. De seguida, com uma pequena bomba, insuflam a bolsa até abrir a porta do veículo. Depois de aberto, pode pegar novamente nas chaves do carro.

Não tenho um segundo par de chaves ou estou a viajar e só tenho uma, o que devo fazer?

Para começar, embora possa ser tarde, recomendamos sempre levar as duas chaves do veículo quando for viajar porque mesmo que pense que não as vai perder nunca se sabe e esta situação pode ocorrer. E no caso de ter apenas uma chave, recomendamos sempre fazer um segundo conjunto para ter outra neste tipo de situações.

Para começar, terá de contactar a marca para solicitar diretamente uma segunda via da chave. Nesta chamada irão pedir-lhe o seu DNI, a documentação do carro (recomendamos ter uma cópia adicional fora do veículo), o código da chave (pode encontrar no manual do proprietário do carro) e o número de chassis do veículo. Caso não possua uma cópia de todos estes dados, deverá ligar para a seguradora do automóvel para que o possam ajudar a abrir o seu veículo e assim aceder ao mesmo, visto que normalmente terá estes papéis no porta-luvas.

Quanto custa fazer um duplicado da chave do carro?

Se tivermos de duplicar a chave, seja porque a perdeu ou porque quer uma sobresselente, o custo pode variar muito: se a chave for uma das antigas, que abrem, fecham e ligam o carro através do cilindro, o preço será baixo e rondará os 30 euros.

Claro que, com um veículo mais sofisticado e mais funcionalidades como abertura remota, ‘keyless’ ou mesmo possibilidade de ligação ao telemóvel, o preço pode ir até aos 300 euros.