As viagens de verão estão a aumentar em todo o mundo, com o congestionamento de trânsito a atingir novos patamares. No entanto, há uma regra simples que poderia reduzir o seu tempo no trânsito em 40%.
“Uma simples mudança de comportamento pode impactar significativamente o congestionamento do trânsito e os tempos de deslocamento”, salientou Dominic Wyatt, especialista automóvel da International Drivers Association.
Já fez as contas a quanto tempo da sua vida é gasto no trânsito? A possibilidade para reduzir significativamente esse tempo não só é apelativo, mas também totalmente viável.
O aumento no número de veículos nas estradas disparou e influencia diretamente as condições de trânsito. De acordo com os dados do Statista, o número de carros registados continua a crescer e adiciona milhões às ruas a cada ano, juntamente com veículos novos e usados. Está altamente associado ao aumento da densidade do tráfego, criando deslocamentos mais longos.
Entre 2010 e 2020, os carros de passageiros registados aumentaram de 1,02 mil milhões para 1,45 mil milhões, um salto de 42% em dez anos. Altos níveis de congestionamento geralmente vêm de mãos dadas com esses números. Pode ser o trânsito da área metropolitana, onde o que deveria ser uma simples viagem de 20 minutos agora leva uma hora por causa do congestionamento. Por esse motivo, o congestionamento é considerado uma das principais causas de stress diário e perda de produtividade.
A regra simples: horários de partida escalonados
A introdução de horários de início escalonados pode reduzir drasticamente o tempo de deslocamento. De acordo com um estudo publicado pela CEPAL, se alguém sair apenas 15 a 30 minutos mais cedo ou mais tarde, pode haver uma redução de até 40% no tempo na estrada. A justificação para essa regra enquadra-se no que é chamado de distribuição de procura, que ajuda a distribuir o tráfego ao longo do dia, reduzindo o congestionamento nas horas de ponta.
O efeito geral pode ser substancial quando pessoas suficientes fazem pequenas mudanças no seu horário de partida. “Frequentemente, isso traduz-se num fluxo mais suave e tempos de viagem mais curtos”, acrescentou o especialista. Mas, como se faz?
– Conheça os seus horários de pico. Na maioria das vezes, são entre as 7 e as 9 horas e entre as 17 e as 19 horas.
– Mudança no horário de partida: A mudança no horário de partida ocorre 15 a 30 minutos antes ou depois do pico.
– Observe e adapte: Experimente horários diferentes para ir e voltar do trabalho.
Essa abordagem não é apenas viável, mas também realista. Partilhe a ideia no seu local de trabalho para que outros adotem tais medidas. O resultado da dispersão da procura nos sistemas de transporte é um tráfego que se move mais rapidamente.
Conclusão
Menos tempo gasto em congestionamentos de trânsito pode ser possível porque mais pessoas estão a adotar horários de saída escalonados. Uma regra tão simples, baseada em dados sólidos, pode obter uma mudança marcante nos deslocamentos diários. Tente sair 15-30 minutos antes ou depois das horas de ponta e avise os outros para fazerem o mesmo. Esse pequeno ajuste pode transformar essas horas de trânsito estagnado em horas valiosas noutro lugar.