A Toyota Motor Corporation (Toyota) e o BMW Group (BMW) assinaram um acordo para reforçar a colaboração no sector do hidrogénio, com vista à criação de uma sociedade do hidrogénio e à neutralidade global de carbono. Ambas as empresas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de sistemas de pilha de combustível e na melhoria de infraestrutura.
As duas empresas assinaram um acordo em dezembro de 2011 para estabelecer uma relação de cooperação a médio e longo prazo no domínio da tecnologia ambiental e, desde há mais de uma década, têm vindo a desenvolver em conjunto tecnologias ambientais, incluindo pilhas de combustível e automóveis desportivos. Partilhando uma visão comum de “realizar uma sociedade de hidrogénio”, as duas empresas continuarão a acelerar a inovação tecnológica em sistemas de pilha de combustível.
1. As duas empresas vão proporcionar uma gama mais vasta de opções aos clientes, equipando mais automóveis de passageiros com sistemas de pilha de combustível.
A Toyota e a BMW estão a colaborar no desenvolvimento de um sistema de pilha de combustível de terceira geração, que será instalado nos modelos de ambas as empresas para proporcionar aos clientes uma gama mais ampla de veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV). Como primeiro passo, a BMW planeia lançar o seu primeiro FCEV produzido em série em 2028
Ambas as empresas também vão trabalhar para criar sinergias através da colaboração no desenvolvimento e aquisição, bem como para reduzir os custos através da fusão de unidades motrizes para expandir a procura de veículos comerciais e de passageiros. Ao tornar o FCEV uma opção mais acessível, a parceria contribuirá para a criação de uma sociedade de hidrogénio.
2. Estabelecer redes sustentáveis de abastecimento de hidrogénio
Ambas as empresas acreditam que trabalhar com parceiros com ideias semelhantes é essencial para a realização de uma sociedade de hidrogénio. Dada a necessidade de criar “clusters” de procura de hidrogénio nas fases iniciais para popularizar a sua utilização, a Toyota e a BMW vão incentivar o fornecimento sustentável de hidrogénio, criando procura e trabalhando em estreita colaboração com empresas produtoras de hidrogénio, bem como com instalações de distribuição e reabastecimento, para garantir um fornecimento estável de hidrogénio e reduzir os custos.
“Estamos satisfeitos pela colaboração entre a BMW e a Toyota ter entrado numa nova fase. Na nossa longa história de parceria, confirmámos que a BMW e a Toyota partilham a mesma paixão por automóveis e a crença na ‘abertura tecnológica’ e numa abordagem a um caminho ‘multi-tecnologia’ para a neutralidade de carbono”, indicou Koji Sato, presidente da Toyota.
“Com base nestes valores partilhados, iremos aprofundar a nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de pilhas de combustível da próxima geração (FCEV) e a expansão da infraestrutura, com vista à realização de uma sociedade do hidrogénio. Vamos acelerar os nossos esforços em conjunto com a BMW e parceiros de várias indústrias para concretizar um futuro em que a energia do hidrogénio apoie a sociedade”, reforçou.
Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, salientou que “este é um marco na história automóvel: o primeiro veículo a pilha de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Movido a hidrogénio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, irá sublinhar como o progresso tecnológico está a moldar a mobilidade futura. E será o prenúncio de uma era de procura significativa de veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV)”.
A Toyota posicionou o hidrogénio como uma fonte de energia chave nos seus esforços para atingir a neutralidade de carbono, e tem vindo a avançar com iniciativas em colaboração com muitos parceiros nas áreas de “produção, transporte, armazenamento e utilização” do hidrogénio.
A Toyota tem como objetivo ser “a melhor na sua cidade”, conduzindo uma gestão localmente enraizada que se adapta às caraterísticas do mercado de cada região e às necessidades dos clientes. No futuro, continuaremos a dar resposta às necessidades dos clientes em cada região, concentrando-nos numa abordagem de multi-caminhos com várias tecnologias, que inclui as opções FCEV (Fuel Cell Eletric Vehicles), BEV (Battery Electric Vehicles), HEV (Hybrid Electric Vehicles) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles), ao mesmo tempo que trabalhamos de forma constante para reduzir as emissões de CO2.