Saiba como identificar os novos radares em Portugal e assim evitar multas

Desde 6 de julho último há 37 novos radares nas estradas portuguesas, 11 dos quais de velocidade média, pelo que é importante que os condutores estejam bem informados sobre a sinalização e sobre as suas localizações

Saiba como identificar os novos radares em Portugal e assim evitar multas

Desde 6 de julho último há 37 novos radares nas estradas portuguesas, 11 dos quais de velocidade média, pelo que é importante que os condutores estejam bem informados sobre a sinalização e sobre as suas localizações: pelo que se impõe a questão, como se pode identificar corretamente os novos radares em Portugal e dessa forma evitar multas?

A ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária – garantiu que todos os radares estão devidamente sinalizados, o que permite aos condutores adaptarem a velocidade antes de serem monitorizados: o objetivo, garantiu a ANSR, não é apanhar os condutores desprevenidos, mas sim “proteger vidas, incentivando o cumprimento dos limites de velocidade”.

E quais os sinais a que deve estar alerta?

Sinal H43

Este sinal alerta para os radares de velocidade instantânea, que medem a velocidade de um veículo num ponto específico da estrada – costuma estar colocado uns metros antes do radar e é um aviso que está prestes a ser controlado.

Sinal H42

Portugal introduziu recentemente radares de velocidade média, uma tecnologia já comum em outros países europeus – entre o ponto A e B na estrada, estes radares calculam a velocidade média de um veículo: se ultrapassar o limite permitido, vai ser multado.

A ANSR disponibilizou também informações sobre a localização dos novos radares, que pode consultar aqui. Conhecer antecipadamente os pontos onde estão instalados pode ser uma boa estratégia para quem deseja evitar surpresas.