Existem muitos fatores que influenciam o consumo de combustível de um automóvel. A forma como o condutor usa o seu veículos é, naturalmente, uma delas, mas há outras que passam despercebidas – a forma de utilização do ar condicionado, a existência de possíveis avarias, a deficiente manutenção, por exemplo.
No entanto, um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, encontrou um novo fator que afeta o consumo de combustível dos veículos. E é algo que poucos condutores terão parado para considerar quando chegou a altura de decidir comprar um carro.
De acordo com as conclusões do projecto ‘Cool Cars’, apoiado pela Comissão de Energia da Califórnia, a cor da carroçaria do automóvel contribui para melhorar os valores de consumo de combustível ou, pelo contrário, piorá-los.
Embora pareça um pouco louca, a razão faz muito sentido. De acordo com os investigadores, “as tintas que refletem a luz solar reduzem o aumento da temperatura no interior do automóvel”. E aí está a chave.
Ou seja, uma carroçaria de cor clara que reflita os raios solares ajudará a manter o habitáculo mais fresco devido a este reflexo. E, pelo contrário, os corpos de cor escura, que tendem a absorver os raios solares, contribuirão para o aumento da temperatura no interior do veículo.
Como é que este comportamento da luz solar se traduz no consumo de combustível? Muito simples: quanto mais quente estiver dentro do carro, mais os passageiros utilizarão o ar condicionado e, portanto, mais energia irão exigir, aumentando o consumo de combustível.
As conclusões dos investigadores não surgiram do nada, apontou o jornal espanhol ‘El País’: o laboratório realizou testes com dois carros de passageiros idênticos, exceto num pormenor: um era prateado e o outro preto. Ambos os carros ficaram estacionados ao sol em ciclos de uma hora com o ar condicionado desligado e meia hora subsequente com o ar condicionado ligado no máximo. Após cinco ciclos, os investigadores mediram a temperatura do tejadilho, do painel de bordo, do para-brisas, dos bancos, das portas e do ar da cabine.
O tejadilho do carro prateado estava até 25 graus mais frio do que o tejadilho do carro preto. A temperatura do ar na cabina apresentava diferenças de entre 5 e 6 graus Celsius. No geral, o esforço para arrefecer o interior do carro prateado foi 13% inferior ao do carro preto. As cores claras são mais frias e refletem até 60% mais de luz solar, enquanto os tons escuros se comportam de forma completamente oposta.
Antes de escolher a cor de um carro novo, é interessante considerar esta informação. Uma carroçaria de cor clara ajudará a evitar o uso do ar condicionado e, portanto, o consumo de combustível. Outra forma de evitar que o ar condicionado consuma mais do que o necessário é habituar-se ao calor, pelo menos nos primeiros momentos da viagem, até que o sistema ganhe força e comece a arrefecer.