Qual é a cor do carro que lhe permite poupar? Estudo revela as que lhe permitem consumir menos combustível

Estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, encontrou um novo fator que afeta o consumo de combustível dos veículos. E é algo que poucos condutores terão parado para considerar quando chegou a altura de decidir comprar um carro

Qual é a cor do carro que lhe permite poupar? Estudo revela as que lhe permitem consumir menos combustível

Existem muitos fatores que influenciam o consumo de combustível de um automóvel. A forma como o condutor usa o seu veículos é, naturalmente, uma delas, mas há outras que passam despercebidas – a forma de utilização do ar condicionado, a existência de possíveis avarias, a deficiente manutenção, por exemplo.

No entanto, um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, encontrou um novo fator que afeta o consumo de combustível dos veículos. E é algo que poucos condutores terão parado para considerar quando chegou a altura de decidir comprar um carro.

De acordo com as conclusões do projecto ‘Cool Cars’, apoiado pela Comissão de Energia da Califórnia, a cor da carroçaria do automóvel contribui para melhorar os valores de consumo de combustível ou, pelo contrário, piorá-los.

Embora pareça um pouco louca, a razão faz muito sentido. De acordo com os investigadores, “as tintas que refletem a luz solar reduzem o aumento da temperatura no interior do automóvel”. E aí está a chave.

Ou seja, uma carroçaria de cor clara que reflita os raios solares ajudará a manter o habitáculo mais fresco devido a este reflexo. E, pelo contrário, os corpos de cor escura, que tendem a absorver os raios solares, contribuirão para o aumento da temperatura no interior do veículo.

Como é que este comportamento da luz solar se traduz no consumo de combustível? Muito simples: quanto mais quente estiver dentro do carro, mais os passageiros utilizarão o ar condicionado e, portanto, mais energia irão exigir, aumentando o consumo de combustível.

As conclusões dos investigadores não surgiram do nada, apontou o jornal espanhol ‘El País’: o laboratório realizou testes com dois carros de passageiros idênticos, exceto num pormenor: um era prateado e o outro preto. Ambos os carros ficaram estacionados ao sol em ciclos de uma hora com o ar condicionado desligado e meia hora subsequente com o ar condicionado ligado no máximo. Após cinco ciclos, os investigadores mediram a temperatura do tejadilho, do painel de bordo, do para-brisas, dos bancos, das portas e do ar da cabine.

O tejadilho do carro prateado estava até 25 graus mais frio do que o tejadilho do carro preto. A temperatura do ar na cabina apresentava diferenças de entre 5 e 6 graus Celsius. No geral, o esforço para arrefecer o interior do carro prateado foi 13% inferior ao do carro preto. As cores claras são mais frias e refletem até 60% mais de luz solar, enquanto os tons escuros se comportam de forma completamente oposta.

Antes de escolher a cor de um carro novo, é interessante considerar esta informação. Uma carroçaria de cor clara ajudará a evitar o uso do ar condicionado e, portanto, o consumo de combustível. Outra forma de evitar que o ar condicionado consuma mais do que o necessário é habituar-se ao calor, pelo menos nos primeiros momentos da viagem, até que o sistema ganhe força e comece a arrefecer.