Setembro até vinha a ser bastante simpático para os bolsos dos condutores portugueses, no que respeita a descidas nos preços dos combustíveis, mas o Governo tem travado o alívio real nas carteiras, com sucessivos descongelamentos das taxas de carbono. É o que volta acontecer hoje: até estava prevista ligeira descida dos preços dos combustíveis, mas esta vai ser ‘compensada’ por um aumento das taxas cobradas pelo Governo – o terceiro seguido nas últimas semanas. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços de 1 cêntimos por litro na gasolina, ao passo o litro de gasóleo vai descer até 2 cêntimos”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.
Os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a mesma linha. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,00905 euros na gasolina e de 0,01796 euros no gasóleo”, avançou outra fonte. Assim, espere um aumento de cerca de meio cêntimo na gasolina, e que o preço do litro do gasóleo se mantenha inalterado.
Desde o início do ano, o preço do gasóleo desvalorizou cerca de 3 cêntimos por litro enquanto o da gasolina está praticamente na mesma, tendo descido menos de meio cêntimo. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa praticamente o mesmo do que no início de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos menos 1,98 euros do que na primeira semana do ano.
Governo descongela taxa de carbono pela terceira vez. Gasolina sobe até meio cêntimo
O Governo decidiu voltar a descongelar a taxa de carbono que é aplicável na venda de combustíveis, naquele que vai ser o terceiro agravamento em menos de um mês, após ter publicado duas portarias que determinam o aumento da referida taxa.
Com a nova subida, que entra em vigor esta segunda-feira, a taxa de carbono agrava-se em 1,5 cêntimos por litro na gasolina e 1,6 cêntimos no gasóleo, anulando os efeitos que se esperariam das descidas de preço dos combustíveis. Assim, o encargo da taxa de carbono para os consumidores, por litro de combustível, passam a ser de 18,4 no caso da gasolina e de 20 cêntimos/litro no caso do gasóleo.
Na hora de atestar, contas feitas, pode espera-se uma subida de meio cêntimo no preço da gasolina 95.
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,646 euros enquanto o do gasóleo vale 1,534 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em nono lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, menos de 1 cêntimo abaixo da média europeia e 11,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição.
Saiba onde ficam os postos mais baratos do país:
Gasóleo
Gasolina 95