O Governo vai avançar com o apoio ao abate de carros velhos, em fim de vida: de acordo com o ‘Jornal de Notícias’, o programa vai ser apresentado após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento – da reunião do Executivo, são esperadas novas medidas sobre mobilidade, em particular o passe ferroviário nacional e o incentivo à compra de veículos elétricos.
Há milhares de portugueses que esperam a definição do Governo sobre o incentivo ao abate de carros velhos, mais poluentes: a medida constou no Orçamento do Estado, mas a queda do Governo deixou o setor num impasse sobre quando a medida ia ver luz verde. O Executivo de António Costa, lembrou o jornal diário, previa gastar 129 milhões de euros no abate de até 45 mil veículos.
Segundo a Associação Automóvel de Portugal, há 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos a circular em Portugal, o que corresponde a 26% do total do parque automóvel: no início do século, eram apenas 1%.
Os planos do Governo vão ser conhecidos no âmbito da Semana da Mobilidade, que arrancou esta segunda-feira: para assinalar a data, o Governo vai viajar de comboio entre Lisboa e o Entroncamento para realizar o Conselho de Ministros, e apresentar o plano “Mobilidade Verde”.
A renovação do parque automóvel é uma preocupação europeia, com apoios a ascenderem até aos 10 mil euros, como no caso da Roménia, passando pelos 5 mil euros em França e 2 mil euros em Espanha.