A Renault decidiu recuperar o Estafette, como veículo comercial de alta tecnologia para entregas nas cidades. O Renault Estafette Concept, modelo 100% elétrico, foi revelado no IAA Transportation Show em Hannover, Alemanha, e antecipa a visão da marca francesa para futuras entregas de último quilómetro, e resulta do trabalho da joint venture Flexis SAS, que junta a Renault, a Volvo Group e a empresa de logística francesa CMA CGM.
Do Estafette de 1959, o concept herda os faróis redondos duplos e linhas suaves, que combinam com uma impressionante pintura da carroçaria em cinza e amarela.
“O Estafette Concept é o primeiro exemplo de como serão os veículos utilitários elétricos amanhã: projetados especificamente para circular nas cidades, compactos, conectados e construídos para serviços de entrega totalmente sustentáveis.”, disse Philippe Divry, CEO, Flexis SAS
O interior apresenta um ambiente minimalista, com apenas um banco destinado ao condutor, que gira para facilitar o acesso à área de carga, bem como as gavetas de armazenamento.
O condutor tem acesso a um painel de instrumentos de 7’’ colocado atrás do volante e um ecrã central de 12’’, bem como dois ecrãs verticais de 10’’, a cada extremidade que mostram as imagens das câmaras exteriores.
A Renault não adiantou detalhes da motorização deste Estafette Concept, mas confirmou que a van é seu primeiro veículo a ter por base uma Plataforma de Veículo Definido por Software (SDV) com uma arquitetura elétrica de 800 V e estar equipada com sistemas de gestão de trajeto e frota.
O conteúdo Estafette concept mostra o futuro dos veículos comerciais da Renault aparece primeiro em AutoGear.