A Volkswagen tem-se mantido à margem de trazer o seu Touareg para os Estados Unidos, deixando os compradores americanos com o Atlas, que é menos sofisticado. Agora, com o Atlas a passar pelo seu segundo grande facelift desde 2017, surgiu uma visão do futuro do SUV—mas não é necessariamente emocionante.
Graças ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) na China, o Volkswagen Teramont Pro redesenhado—versão chinesa do Atlas—foi revelado prematuramente antes da sua estreia oficial. Este tem sido um tema recorrente nas lançamentos de automóveis chineses, uma vez que o processo de registo de veículos do ministério vaza constantemente modelos futuros através de divulgações fotográficas obrigatórias.
Embora ainda estejamos à espera de confirmação completa, este vazamento sugere que a próxima geração do Teramont Pro será quase idêntica ao próximo Atlas para o mercado dos EUA. No entanto, as primeiras impressões do design mostram um SUV mais conservador, quase genérico, que pode não conquistar aqueles que procuram algo com um pouco mais de personalidade.
O estilo da frente e da traseira parece inspirar-se fortemente nas outras ofertas de SUVs da Volkswagen, dando a impressão de um Tiguan ampliado em vez de uma nova abordagem ao Atlas. Enquanto as entradas de ar frontais de uma versão sugerem um acabamento mais desportivo—provavelmente um equivalente R-Line—o aspeto geral continua a ser bastante pouco inspirador. O Teramont Pro também apresenta maçanetas embutidas, continuando a tendência da indústria por perfis elegantes e suaves.
Em termos de tamanho, a informação vazada lista o Teramont Pro com 203 polegadas de comprimento, 78,3 polegadas de largura e 70,3 polegadas de altura. A sua distância entre eixos é de 117,3 polegadas, quase idêntica à do atual Atlas. Apesar de crescer cerca de 2,3 polegadas em comprimento, as suas outras dimensões permanecem praticamente inalteradas.
O Teramont Pro chinês é alimentado por um motor turboalimentado de 2.0 litros que produz 268 cavalos de potência, distribuídos para as quatro rodas através do sistema 4Motion da Volkswagen. Embora o familiar motor VR6 de 3.6 litros esteja ausente, é possível que o modelo dos EUA mantenha algumas variações na gama de motorização. Notavelmente, o Teramont em fim de ciclo na China também apresenta uma opção de motor V6 turbo mais potente de 2.5 litros, que pode aparecer em alguns mercados globais.
A estreia do Teramont Pro chinês é esperada em breve, com o Atlas dos EUA a seguir em 2025, potencialmente chegando para o ano modelo de 2026.
Por agora, parece que a Volkswagen está a ser cautelosa com um design menos ousado, possivelmente priorizando a função em detrimento da forma. Resta saber se o público dos EUA irá apreciar esta abordagem.
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