Desde a sua estreia em 1986, o Jeep Wrangler tem-se afirmado como um símbolo robusto de capacidade off-road, traçando as suas raízes até aos Jeeps militares da Segunda Guerra Mundial. O seu estatuto lendário é indiscutível, e enquanto a Stellantis afirma ousadamente que o Wrangler é “o veículo mais reconhecível e capaz do planeta”, a segunda parte está em debate. Com uma concorrência feroz no mercado off-road, o Wrangler precisa de fazer mais do que apenas confiar no seu nome. E em 2025, a Jeep pode ter falhado o alvo.
Enfrentando uma pressão crescente, a Stellantis—o terceiro maior fabricante de automóveis da América—precisa que o Wrangler 2025 tenha um impacto significativo. No entanto, as atualizações para este ano modelo são mínimas, e há até um aumento de preço nos modelos base ICE (Motor de Combustão Interna). Isso pode representar problemas para a Jeep, que já está a lutar num mercado cada vez mais competitivo.
Então, o que é que há de novo para 2025? Não muito. As atualizações mais significativas incluem fechaduras e janelas elétricas em todos os modelos, uma nova cor de pintura ’41 verde militar, e um sistema de Ventilação Ativa da Cabine que permite aos utilizadores pré-ventilar o veículo através de uma aplicação móvel. Estas atualizações são dececionantes para um modelo que a Jeep precisa desesperadamente que faça ondas. Além disso, o Wrangler 2025 mantém o mesmo design e arquitetura do facelift do ano passado.
O Wrangler 2025 continua a oferecer a sua clássica plataforma de carroçaria sobre chassi com um sistema de suspensão de cinco ligações, eixos sólidos e bloqueios eletrónicos. Os entusiastas do todo-o-terreno irão apreciar o guincho Warn de 8.000 libras opcional, e uma capacidade máxima de reboque de 5.000 libras. Para os off-roaders mais exigentes, as relações de marcha disponíveis chegam até 100:1—uma característica que poucos veículos conseguem rivalizar.
Por dentro, o Wrangler mantém a sua abordagem tecnológica, apresentando um ecrã tátil de 12,3 polegadas com o sistema de infoentretenimento Uconnect 5, completo com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Para aqueles que adoram explorar trilhos, estão também disponíveis guias de trilhos Trails Offroad. O conforto também não foi esquecido, com assentos em pele Nappa ajustáveis eletricamente em 12 direcções disponíveis.
Em termos de motorização, a Jeep ainda não descartou o V8. Os compradores podem ainda optar pelo V8 Hemi de 6,4 litros, pelo V6 Pentastar de 3,6 litros com uma transmissão manual de seis velocidades, ou por um motor turboalimentado de 2,0 litros em linha de quatro acoplado a uma automática de oito velocidades. Para aqueles que procuram opções mais ecológicas, o Wrangler 4xe híbrido plug-in ainda está disponível, ostentando 49 MPGe e 21 milhas de autonomia totalmente elétrica. O híbrido apresenta um motor turbo de 2,0 litros combinado com motores elétricos, tornando-o uma escolha mais consciente do ponto de vista ambiental para os entusiastas do todo-o-terreno.
Os fãs do Wrangler 392 também podem alegrar-se, pois a Edição Final regressa em 2025, equipada com um V8 de 470 cv, jantes de 17 polegadas com capacidade para beadlock, pneus todo-o-terreno de 35 polegadas e um kit de elevação de fábrica de 1,5 polegadas. Esta versão monstruosa vem com o Pacote Xtreme 35, oferecendo uma experiência completa fora de estrada para aqueles dispostos a gastar.
Apesar destas ofertas, a Jeep parece estar a apostar na nostalgia em vez da inovação, o que pode não ser suficiente para tirar a Stellantis da sua atual queda nas vendas. As mudanças mínimas para o Wrangler 2025 podem deixar potenciais compradores à procura de outras opções, especialmente à medida que a concorrência se intensifica nos mercados de fora de estrada e de SUVs. A questão permanece: será que a Jeep está a fazer o suficiente para manter o Wrangler no topo, ou está a perder terreno para rivais mais inovadores e agressivos? O tempo—e as vendas—dirão.
O conteúdo 2025 Jeep Wrangler: Icónico, mas pouco convincente e em dificuldades da Jeep para subir na tabela de vendas aparece primeiro em AutoGear.