O líder checheno Ramzan Kadyrov acusou o bilionário da tecnologia Elon Musk de ter desligado remotamente o seu Tesla Cybertruck, que o ditador tem repetido ser um alegado presente do CEO da Tesla.
Há sensivelmente um mês, o senhor da guerra fez diversas publicações nas redes sociais a conduzir o seu Cybertruck, equipado com uma torre de metralhadora, pelos terrenos do seu palácio presidencial, garantindo que o veículo tinha sido um “presente” de Musk – uma alegação que o chefe da Tesla já negou. Kadyrov indicou ainda que o Cybertruck seria enviado para uma zona de combate na Ucrânia para uso pelas tropas russas.
Are you seriously so retarded that you think I donated a Cybertruck to a Russian general?
That’s amazing
— Elon Musk (@elonmusk) August 18, 2024
Esta quinta-feira, Kadyrov escreveu nas redes sociais que o veículo, que alegou ter tido um desempenho “admirável” no campo de batalha, foi desativado remotamente pela Tesla e teve de ser rebocado para longe das linhas da frente.
“Elon Musk portou-se mal. Dá presentes caros do fundo do coração e depois desconecta-os remotamente”, acusou Kadyrov, na rede social ‘Telegram’. “Isso não é másculo”, referiu lamentando: “Como pôde fazer isso, Elon?”
Aliado fiel do presidente russo Vladimir Putin, Kadyrov governa com mão de ferro na Chechénia, onde o seu Governo é acusado de uma série de abusos de direitos humanos e violações do direito internacional.
Ramzan Kadyrov says @elonmusk sent him this Cybertruck, which he is seen driving around his palace in Chechnya. He has fitted it with a gun turrent and claims he is going to send it for Chechen forces to use in the invasion of Ukraine. https://t.co/BvYhAteDFL pic.twitter.com/OclGSVcptp
— max seddon (@maxseddon) August 17, 2024