Maserati Emite Chamadas para Recolha dos Modelos GranTurismo e GranCabrio Devido a Falha de Software
A Maserati anunciou uma chamada para recolha que afeta 524 veículos, incluindo 70 unidades do GranCabrio e 454 do GranTurismo, produzidos entre 20 de novembro de 2022 e 4 de julho de 2024. A recolha aborda uma questão crítica com o software do módulo de controlo da carroçaria (BCM) fornecido pela Continental Automotive Systems, que pode causar leituras incorretas do nível de combustível no painel de instrumentos digital, aumentando significativamente o risco de paragem em alta velocidade.
A Paragem em Alta Velocidade Representa Riscos de Acidente
A paragem em alta velocidade é uma preocupação séria de segurança, pois aumenta consideravelmente a probabilidade de um acidente. Os modelos Maserati afetados estão equipados com o motor V6 twin-turbo de 3.0 litros Nettuno, emparelhado com uma transmissão automática de conversor de binário ZF, tração integral e um diferencial de deslizamento limitado traseiro. O sistema de tração integral é capaz de enviar até 50% do binário disponível para o eixo dianteiro, destacando o foco em desempenho destes veículos de luxo.
Relatórios Iniciais e Investigação
A Maserati recebeu pela primeira vez uma reclamação em julho de 2023 sobre uma leitura de nível de combustível defeituosa, onde o painel de instrumentos digital mostrava um quarto de tanque quando o veículo estava, na verdade, vazio. Isto levou a uma investigação envolvendo as equipas de engenharia e fabrico da Maserati, bem como o seu fornecedor. Antes de apresentar a documentação de recolha à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), a Maserati tinha conhecimento de dois relatórios de campo, quatro reclamações de garantia e quatro registos de assistência ao cliente potencialmente ligados ao problema, abrangendo o período de julho de 2023 a junho de 2024.
Concessionários vão Atualizar Software; Notificações aos Proprietários em Breve
Para resolver o problema, os concessionários Maserati vão atualizar o software do BCM para corrigir a exibição incorreta do nível de combustível no painel de instrumentos digital de 12.2 polegadas. Este painel é parte de um sistema de infotainment maior que inclui um ecrã tátil de 12.3 polegadas e um ecrã tátil de 8.8 polegadas para controlo do clima. Os proprietários receberão cartas de notificação por volta de 28 de outubro de 2024, e poderão verificar se o seu veículo está afetado consultando o seu VIN, que deve começar com a letra Z, no site da NHTSA.
Variantes de Performance e Preços
Além dos modelos convocados, o GranTurismo e o GranCabrio da Maserati estão disponíveis nas versões Trofeo e Modena, oferecendo potências substanciais. As versões Trofeo entregam 542 cavalos de potência e 479 libras-pé de torque, tornando-se significativamente mais potentes do que os modelos base. A variante totalmente elétrica Folgore, com 751 cavalos de potência e 996 libras-pé de torque, ocupa o topo da gama. Apesar de não igualar a potência do MC20 de motor central da Maserati, o GranTurismo Trofeo atinge uma velocidade máxima de 199 mph e acelera de 0 a 60 mph em apenas 3.3 segundos. Os preços começam em $158,000 para o GranTurismo Modena, com o GranCabrio Folgore a liderar a gama a $205,000.
Segurança em Primeiro Lugar enquanto a Maserati Trabalha para Resolver Questão Crítica
A convocação da Maserati sublinha a importância de leituras precisas do nível de combustível, uma vez que indicações incorretas podem levar a paragens inesperadas, colocando em risco condutores e passageiros. O fabricante automóvel italiano está a trabalhar ativamente para resolver o problema e colocar os veículos afetados de volta na estrada com segurança.
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