O Volkswagen elétrico mais desportivo de sempre: início de pré-vendas do ID.3 GTX Performance

Design da carroçaria e do chassis oferece vantagens significativas: com a nova bateria de 79 kWh (úteis) posicionada no piso da plataforma e no centro do veículo, esta disposição proporciona um baixo centro de gravidade e uma distribuição ideal de peso por eixo

O Volkswagen elétrico mais desportivo de sempre: início de pré-vendas do ID.3 GTX Performance

A Volkswagen eleva a fasquia com o lançamento de uma nova versão, ainda mais desportiva, do ID.3 GTX. Além do ID.3 GTX, que oferece 210 kW (286 cv), está agora disponível o novo ID.3 GTX Performance com 240 kW (326 cv). Ou seja, o desportivo compacto elétrico está equipado com o motor elétrico mais potente da Volkswagen.

Ambas as versões GTX aplicam a sua potência de forma eficiente através de tração no eixo traseiro. O design da carroçaria e do chassis oferece vantagens significativas: com a nova bateria de 79 kWh (úteis) posicionada no piso da plataforma e no centro do veículo, esta disposição proporciona um baixo centro de gravidade e uma distribuição ideal de peso por eixo, garantindo uma dinâmica e um comportamento que asseguram uma experiência de condução muito divertida.

Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento, afirmou que “com a superior entrega de potência instantânea, o novo ID.3 GTX Performance é, para mim, o equivalente elétrico do nosso icónico desportivo compacto, o Golf GTI Clubsport4. Claro que um motor elétrico e um motor a gasolina turbo comprimido têm particularidades distintas. No entanto, o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport partilham a mesma sensação fascinante de leveza ao acelerar”.

Motor potente, bateria de grandes dimensões e elevada capacidade de carga da bateria

O ID.3 GTX Performance é o modelo que estreia uma versão melhorada do sistema de motorização Volkswagen Performance. Nesta versão, a potência pode ser aumentada de 210 kW (ID.3 GTX) para 240 kW (ID.3 GTX Performance). O motor elétrico gera um binário máximo de 545 Nm em ambas as configurações, superando, assim, a potência dos motores turbo V6 mais potentes da Volkswagen. Na versão GTX Performance, o ID.3 tem um comportamento potente, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. É possível alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h, uma estreia na família ID.

A energia é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que permite carregamentos de até 185 kW em estações de carregamento rápido DC, graças à inovadora gestão térmica e ao pré-condicionamento da bateria. A carga pode ser aumentada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia WLTP do ID.3 GTX Performance é de até 593 km.

Sports DCC na versão topo de gama.

O sistema de tração específico para o GTX está equipado com barras estabilizadoras mais robustas e ajustadas para suportar a elevada performance do sistema de tração. A configuração básica inclui um eixo dianteiro tipo MacPherson e um eixo traseiro de cinco braços com um sistema de orientação sofisticado. O sistema de direção progressiva, adaptado ao ID.3 GTX, surge de série.

O ID.3 GTX Performance também pode ser equipado, opcionalmente, com o controlo de chassis adaptativo Sport DCC modificado. O Gestor da Dinâmica do Veículo, recentemente aprimorado, utiliza agora mais sinais de sensores do que anteriormente. Graças a tal, o sistema é capaz de monitorizar com maior precisão o movimento das rodas e da carroçaria, ajustando os amortecedores de acordo com algoritmos avançados. Dessa forma, é assegurado um comportamento preciso e uma aderência excelente à estrada, não apenas em situações de condução desportiva.

Design desportivo GTX.

O ID.3 GTX e o novo ID.3 GTX Performance destacam-se dos outros modelos da gama com elementos de design exclusivos. O para-choques dianteiro, específico para o GTX, apresenta uma nova entrada de ar preta com um design em forma de diamante e uma luz de assinatura personalizada. As jantes de 20 polegadas Skagen GTX estão disponíveis opcionalmente em preto. O interior do veículo também é personalizado com uma série de características específicas do GTX.

Funcionamento simples e intuitivo.

O novo ID.3 GTX Performance está equipado com a última geração de software e sistema de infotainment com um ecrã de 12,9 polegadas (32,8 centímetros), o assistente de voz IDA com ChatGPT e um conceito de utilização melhorado e intuitivo. Além disso, estão disponíveis funcionalidades opcionais, como o head-up display de realidade aumentada melhorado, uma aplicação Wellness redesenhada e o sistema de som premium da Harman Kardon.

Sistemas de série.

O ID.3 GTX está equipado de série com uma ampla gama de sistemas de assistência de última geração para garantir conforto e segurança a bordo. Entre estes sistemas estão o Cruis Control Adaptativo (ACC), a Travagem de Emergência Automática (Front Assist) com monitorização de peões e ciclistas, o sistema de manutenção da faixa de rodagem Lane Assist, a função de travagem para veículos em sentido contrário ao virar e o Dynamic Road Sign Display. Também está incluída de série a função de alerta de perigo de trânsito Car2X, sistema de navegação ou bancos dianteiros aquecidos.

O novo ID.3 GTX Performance está já disponível a partir de 50.959 euros.

Volkswagen desmente rumores de demissões em massa. Estarão os 30.000 empregos seguros?

Volkswagen apresenta nova geração do Transporter em estreia mundial

Quente e frio em modelo único de culto: Volkswagen estreia ID.3 GTX FIRE+ICE no ID. Meeting

Volkswagen elimina empregos alemães garantidos há três décadas e anuncia cortes nas despesas

Volkswagen Veículos Comerciais faz a estreia mundial da sua nova marca “California”