Mercedes aumenta velocidade máxima do sistema de condução autónoma de Nível 3 para 95 km/h

Mercedes aumenta velocidade máxima do sistema de condução autónoma de Nível 3 para 95 km/h

A Mercedes-Benz anunciou que vai introduzir a próxima geração do sistema Drive Piloto para a condução autónoma de Nível 3 na Alemanha, o que vai permitir aos modelos equipados com este sistema alcançar uma velocidade até 95 km/h, face aos 60 km/h que podem ser alcançados com o atual sistema.

A marca germânica revelou que a necessária recertificação pela Autoridade Federal Alemã de Transportes Motorizados está prevista para o final de 2024, após a qual as vendas poderão começar no início de 2025.

O sistema Drive Pilot que terá um custo igual ao da versão anterior (a partir de €5950, incluindo IVA), será gratuito para os modelos já estão equipados com o sistema. Dependendo do modelo, esta atualização pode ser realizada através de uma ligação sem fios (atualização Over-The-Air) ou através de uma visita à oficina. Não é necessário substituir qualquer componente do veículo.

A maior velocidade do sistema oferece significativamente mais casos de utilização para os clientes. O Drive Piolot pode ser utilizado em condições de trânsito fluido na faixa da direita de uma via rápida ou autoestrada, enquanto segue o veículo da frente. A opção anteriormente disponível de utilizar o sistema em condições de trânsito intenso e de congestionamentos em vias rápidas adequadas mantém-se.

Durante a condução condicionalmente automatizada, a tarefa de condução pode ser transferida para o sistema, permitindo aos clientes utilizar o seu tempo de forma mais eficiente.

Recorde-se que esta mais recente adição ao portfólio de aplicações da Mercedes‑Benz está agora disponível para os clientes de determinados modelos em mercados selecionados, sendo certo que a nova versão vai estar inicialmente disponível na Alemanha, já que em mercados, como nos EUA, o sistema será ainda limitado aos 60 km/h.

O desenvolvimento do sistema Drive Pilot na Mercedes‑Benz está a progredir a um ritmo acelerado, segundo a marca, para permitir velocidades ainda superiores e tempos de transferência mais longos no futuro. Na Alemanha, a velocidade máxima permitida para a condução condicionalmente automatizada é atualmente de 130 km/h, e a Mercedes‑Benz diz que pretende atingir este marco até ao final da década, seguindo uma abordagem faseada e focada na segurança.

Recorde-se que o Nível 3 permite uma condução autónoma do veículo sob determinadas condições. Quando isso sucede, o condutor pode tirar os olhos da estrada.

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