A Mercedes-Benz anunciou recentemente que deixou de ter qualquer participação na Denza, marca de luxo que fundou com a BYD na China em 2010.
Apesar disso, a marca chinesa, agora totalmente nas mãos da BYD, não abdica dos seus planos e acaba de lançar na China o Denza Z9 GT, que em breve vai chegar à Europa.
O novo modelo da marca chinesa apresenta-se com 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,50 m de altura. Já a distância entre eixos é de 3,12 m, o que segundo a empresa, garante um amplo espaço para os passageiros.
No que toca a motorização, a versão 100% elétrica do Denza Z9 GT tem por base a plataforma e-Platform 3.0 Evo e está equipado com três motores elétricos, que produzem uma potência combinada de 965 cv e 1355 Nm de binário máximo. Esta configuração apresenta um motor de 308 cv na dianteira e dois motores de 322 cv na parte traseira, que são alimentados por baterias LFP Blade. A capacidade da bateria é de 100,1 kWh, o que segundo a Denza promete uma autonomia de até 630 km no ciclo CLTC chinês, e está disponível em dois níveis de acabamento, Pro e Max
A marca anuncia que esta versão 100% elétrica do Z9 GT é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos
Já a variante híbrida plug-in adota a plataforma e3 e o sistema híbrido DM de quinta geração e conta com os préstimos de um motor 2,0 litros a gasolina combinado com três motores elétricos que totalizam 870 cv. A bateria LFP de 38,51 kWh, permite uma autonomia em modo elétrico de até 201 km no ciclo CLTC, e está disponível em três níveis de equipamento, Pro, Max e Ultra.
Em termos de prestações, esta versão híbrida plug-in do Denza Z9 GT anuncia uma aceleração de 0 a 100 leva de apenas 3,6 segundos.
No habitáculo deste novo modelo da Denza destacam-se os cinco ecrãs: uma para o painel de instrumentos, outro de maiores dimensões para o sistema de infoentretenimento, um terceiro para o passageiro do banco dianteiro e mais dois ecrãs colocados nos painéis das portas e que mostram as imagens das câmaras opcionais, que substituem os tradicionais espelhos retrovisores exteriores.
Além disso, no Denza Z9 GT o banco do passageiro dianteiro está equipado com um modo ‘gravidade zero’ que proporciona apoio para as pernas.
A Denza já fez saber que o Z9 GT será o modelo de lançamento da marca na Europa, posicionando-se com um concorrente direto de marcas como a Audi, BMW e Mercedes-Benz.
O conteúdo Denza Z9 GT aponta à Europa com 965 cv aparece primeiro em AutoGear.