Os condutores no Reino Unido podem vir a enfrentar um novo imposto que poderá ser introduzido no Orçamento do Estado britânico, em outubro: com o primeiro-ministro Keir Starmer a alertar que os próximos meses serão “dolorosos” para muitos britânicos, muitos analistas preveem que o imposto rodoviário pode mudar para um sistema de pagamento por milha.
Tom Banks, especialista em seguros de automóveis do serviço de comparação de preços ‘Go.Compare’, salientou que “a ideia proposta de um sistema de imposto pago por milha traz questões sobre a justiça do esquema, particularmente para aqueles que precisam de conduzir com mais frequência por vários motivos. O nosso estudo mostrou que os motoristas estão preocupados com o que isso significa para estes utilizadores das estradas”, referiu, citado pelos britânicos do ‘Daily Express’.
“Embora um método de pagamento por milha possa desencorajar o uso desnecessário de veículos, será muito importante considerar aqueles que precisam de conduzir para garantir que eles não sejam penalizados por algo fora de seu controlo”, referiu.
O atual sistema de imposto sobre veículos (VED) cobra aos motoristas em função do tamanho do motor do carro ou a quantidade de dióxido de carbono que ele produz: o novo sistema de pagamento por milha cobraria aos condutores o número de quilómetros percorridos [uma milha equivale a 1,61 quilómetros].
Para os defensores deste imposto, este vai tornar a vida mais justa para os proprietários de carros elétricos, que vão precisar de pagar o imposto rodoviário pela primeira vez em 2025. Para os críticos, esta é somente outra maneira de ganhar dinheiro com os motoristas, fazendo-os pensar duas vezes antes de usar o carro em algumas viagens.
Atualmente, ainda não foi confirmado se o Governo introduzirá este sistema de imposto por milha ou qual a taxa que será cobrada aos condutores: no entanto, há quem proponha que seja fixada em 15 centavos por milha. Atualmente, a taxa de Imposto sobre Veículos (VED) do Reino Unido é fixa em 190 libras (227 euros) por ano para proprietários de gasolina e diesel, independentemente de quanto eles usam as estradas.
Com o motorista médio do Reino Unido a viajar 11.990 km por ano, essa taxa significaria que os motoristas teriam que pagar a impressionante quantia de 1.100 libras por ano (cerca de 1.316 euros) em imposto de circulação, a menos que o Governo introduzisse algum tipo de limite no total a pagar – em comparação com o atual sistema de imposto de circulação, essa seria aproximadamente a mesma taxa aplicada a um veículo que produz entre 171 e 190 g/km de CO2, como um Audi A6 ou um Jaguar XF Sportbrake.
De acordo com um estudo britânico, os condutores que viajam menos de 3.166 milhas por ano (cerca de 5.100 quilómetros) poderiam economizar face à taxa VED – No entanto, essa estimativa não leva em consideração o imposto sobre combustível, que também poderia ser incorporado a qualquer nova taxa de pagamento por milha.