A Mazda encontrou-se em apuros após uma descoberta chocante sobre os sensores de airbag nos seus populares modelos MX-5 Miata. Uma análise profunda no sistema de calibração de airbags da empresa expôs falhas que poderiam representar sérios riscos de segurança, levando a um enorme recall de todos os modelos MX-5 vendidos nos EUA produzidos entre 2016 e 2023.
A saga começou em abril de 2023, quando os engenheiros da Mazda, enquanto trabalhavam nos modelos Miata de 2024, identificaram um problema sério: sensores de airbag mal configurados. Isto não era um pequeno erro—era uma bomba-relógio. A ferramenta de calibração utilizada para definir a sensibilidade à colisão dos airbags foi considerada mal configurada, aumentando a possibilidade de os airbags se ativarem com força excessiva em acidentes menores, aumentando drasticamente o risco de lesões no pescoço.
A resposta inicial da Mazda foi rápida, mas inadequada. Em novembro de 2023, introduziram um software atualizado para o módulo de controlo SAS, na esperança de resolver o problema. No entanto, os testes arrastaram-se durante meses, deixando o destino de centenas de milhares de Miatas incerto. Finalmente, em agosto de 2024, a Mazda confirmou o que muitos temiam: todos os modelos de 2016 a 2023 vendidos nos EUA estavam afetados, levando ao recall de segurança número 24V-695.
A causa subjacente? Especificações de tensão defeituosas no acelerómetro utilizado pelo módulo de controlo SAS, fazendo com que os airbags se ativassem com uma força adequada para uma colisão de alto impacto, mesmo em pequenos acidentes. A estratégia de ativação mal executada não era apenas uma falha de software—era uma oversight gritante que colocava vidas em risco cada vez que um condutor pegava no volante.
Adicionando combustível ao fogo, a questão também afeta o Fiat 124 Spider e o Abarth 124 Spider da Stellantis—carros quase idênticos ao Miata, exceto pela marca e ajustes de design. A Stellantis emitiu o seu próprio recall para mais de 15.000 unidades, destacando o impacto generalizado da falha de engenharia da Mazda.
A Mazda insiste que está a tomar medidas, comprometendo-se a notificar os proprietários afetados do Miata por correio até ao dia 17 de novembro de 2024. Entretanto, a Stellantis planeia informar os proprietários da Fiat até 7 de novembro. Ambas as montadoras instruíram os concessionários a reprogramar o módulo de controlo SAS com o software melhorado, mas permanecem questões sobre como um erro tão crítico conseguiu passar despercebido durante quase uma década.
Apesar destes contratempos, o Miata continua a ser um ícone adorado entre os entusiastas da condução. Mas com concorrentes como o Toyota GR 86 e o Subaru BRZ a superá-lo em vendas e fiabilidade, o último erro da Mazda pode significar problemas. Este recall não é apenas uma falha técnica—é um grande golpe na reputação da Mazda, levantando dúvidas sobre a segurança de um dos seus modelos mais estimados.
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