Combustíveis: Portugueses pagaram mais 5 cêntimos por litro de gasóleo face ao Preço Eficiente. Gasolina 1,7 cêntimos mais cara

A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) publicou esta segunda-feira o “Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da Gasolina 95 simples e do Gasóleo simples”, referente à semana de 7 a 13 de outubro.

Combustíveis: Portugueses pagaram mais 5 cêntimos por litro de gasóleo face ao Preço Eficiente. Gasolina 1,7 cêntimos mais cara

A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) publicou esta segunda-feira o “Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da Gasolina 95 simples e do Gasóleo simples”, referente à semana de 7 a 13 de outubro.

Para este período, o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,759 €/l para a gasolina 95 simples e de 0,797 €/l para o gasóleo simples. Após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,714 €/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,601 €/l para o gasóleo simples.

Face à semana anterior, o Preço Eficiente registou uma atualização de + 1,7%, para a gasolina e de + 3,0% para o gasóleo. Verificou-se que “a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,7 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 5,0 cent/l, acima no caso do gasóleo simples. Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,0% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 3,1% acima do Preço Eficiente”, explica a ERSE.

Já no que respeita aos Preços com Descontos, publicados pela DGEG, “a gasolina 95 simples e o gasóleo simples apresentaram um desvio face ao Preço Eficiente de – 1,3% e de – 0,7%, respetivamente. Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em – 2,2 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em – 1,1 cent/l abaixo, dos respetivos Preços Eficientes”.

O Preço Eficiente é um preço médio semanal determinado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e determinado pela soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.