A Toyota está a apostar na Joby: prova disso está no investimento da marca japonesa de quase 900 milhões de dólares para lançar esta empresa da Califórnia de táxis elétricos.
De acordo com a publicação espanhola ‘El Economista’, a última injeção de capital da Toyota na Joby Aviation, de 500 milhões de dólares, deverá servir para completar a quarta das cinco fases obrigatórias do processo de certificação FAA, um passo essencial para se poder pilotar comercialmente uma aeronave. Um longo caminho técnico-jurídico, que procura reduzir a zero o risco de acidentes aéreos – recorde-se que o HondaJet exigiu mais de 20 anos de estudos antes de ser lançado.
Last week, @ToyotaMotorCorp announced plans to invest a further $500 million in Joby to support the certification and commercialization of our electric air taxi.
We plan to form a strategic manufacturing alliance with Toyota to improve mobility around the world, building on… pic.twitter.com/gr3Q7bWSHk
— Joby Aviation (@jobyaviation) October 7, 2024
A Toyota, através de uma divisão de capital de risco, fornece recursos financeiros para Joby há sete anos, mas há seis anos a Toyota está envolvida no planeamento, desenvolvimento de métodos de fabrico e design de ferramentas através do seu conhecido TPS (Toyota Production System), que serviu de inspiração para grande parte da indústria automobilística.
“Com este investimento adicional, estamos ansiosos para ver a Joby certificar as suas aeronaves e passar para a produção comercial”, salientou o COO da Toyota Motor Corporation. A terceira unidade de sua aeronave de descolagem vertical já saiu da linha de produção piloto.
Em julho de 2024, completaram um voo de demonstração de mais de 840 quilómetros sem pousar para quebrar um recorde. Depois de mais de 60 voltas às suas instalações, restavam 10% dos 40 kg de hidrogénio nos tanques (a uma velocidade média de 176 km/h). O hidrogénio não queima, pois é impulsionado por seis motores elétricos, e a eletricidade vem de células de combustível movidas a hidrogénio.
A Toyota é uma das maiores especialistas em células de combustível, com duas gerações de carros Mirai já no mercado. Ao contrário destes, em vez de hidrogénio de alta pressão, o voo foi feito com hidrogénio líquido e criogenizado, que deverá ser a escolha para camiões e transporte pesado no futuro.
Our quiet, all-electric air taxi is just the beginning.
With vertical integration spanning the design, manufacture, and testing of almost every system onboard the Joby aircraft, our team is uniquely positioned to continue bringing future technology to market and redefining… pic.twitter.com/D5SG6zQirZ
— Joby Aviation (@jobyaviation) September 18, 2024