O concept A390_β, o primeiro Alpine sport fastback 100% elétrico, introduz uma nova dimensão no universo desportivo da marca. É o prenúncio do segundo de três modelos Dream Garage, a garagem ideal da Alpine para todos os condutores entusiastas.
Depois do A290 e antes do futuro A110 100% elétrico, o A390_β antecipa a segunda fase do Dream Garage da Alpine, o trio de automóveis desportivos que marca a transição elétrica da marca.
A designação A390_β segue a nomenclatura da Alpine, que combina um A seguido de três números. O 3 refere-se à dimensão do automóvel e o 90 aos automóveis polivalentes de uso quotidiano da marca. A letra grega beta refere-se à fase intermédia de desenvolvimento, antes do lançamento oficial do automóvel de produção.
O A390_β oferece um vislumbre do futuro automóvel de estrada concebido para utilização diária e capaz de se transformar num carro de corrida como o icónico A110, para uma experiência de condução muito mais desportiva. A Alpine define-o como um verdadeiro desportivo com um traje “civil”, um verdadeiro automóvel de competição num fato de gala feito à medida.
Tal como o concept car Alpenglow apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2022, o A390_β inspira-se nas cadeias montanhosas dos Alpes. As rochas, os minerais e a neve são elementos naturais que alimentaram o design e a escolha dos materiais, conferindo-lhe a sua força de carácter.
Com base na sua herança e no seu ADN de competição, a Alpine propõe uma criação emblemática do savoir-faire francês, uma mistura perfeita de ousadia e inovação. Numa altura em que o transporte com baixo teor de carbono se torna essencial no sector automóvel, o Alpine A390_β é mais do que uma mera promessa. Demonstra o compromisso da marca Alpine com o desportivismo topo de gama, estimulante e sustentável.
“O A390_β é a antevisão do futuro fastback desportivo da Alpine, que concebemos como um A110 de 5 lugares. A dualidade entre o espírito de corrida e o requinte deste concept encarna o desempenho e a experiência de condução que proporcionaremos, a partir de 2025, no nosso automóvel de produção, construído em França, na histórica Fábrica de Dieppe. Mais do que a promessa de uma experiência 100% Alpine, trata-se de um verdadeiro compromisso”, referiu Philippe Krief, CEO da Alpine.
Design exterior do A390_β: o fastback desportivo, o primeiro da Alpine e o mais poderoso
À primeira vista, o A390_β chama a atenção com o seu aspeto inegavelmente Alpine, interpretado aqui como uma faixa de luz minimalista e de alta tecnologia.
A390_β, a nova silhueta da Alpine
A silhueta do A390_β, tão dinâmica quanto fluida, revela-se uma verdadeira escultura. Assemelha-se a uma bolha monolítica, inspirada numa gota de água. Esta forma natural oferece o equilíbrio ideal entre funcionalidade e aerodinâmica. Por fim, a lateral do automóvel segue a linha caraterística dos automóveis Alpine, dando uma impressão de movimento, mesmo quando está parado.
Azul Specular, uma cor icónica
O azul intenso e multifacetado do A390_β realça as formas nítidas deste concept. As partículas móveis de tinta vibram com o movimento. A tonalidade oscila entre azuis brilhantes e apelativos e tons mais profundos; esta interação de contrastes acentua as linhas do automóvel.
A assinatura luminosa, a alma deste concept
O Alpine A390_β destaca-se pela sua assinatura luminosa distinta, em linha com o Alpenglow. Um enxame de triângulos iluminados, denominado “Cosmic Dust,” sob a faixa de iluminação dianteira e traseira evoca um cometa a penetrar na atmosfera. Por fim, as barras de luz esguias à frente e atrás, que parecem dividir o ar como uma lâmina, evocam a leveza.
Aerodinâmica para um carácter ainda mais desportivo
Como se estivesse a fluir no ar, o A390_β apresenta elementos aerodinâmicos visíveis. Na frente, uma “ponte voadora” melhora o fluxo de ar sobre a parte superior do automóvel. A grelha microperfurada orienta o ar da melhor forma possível, enquanto as largas grelhas laterais criam uma cortina de ar para acelerar o fluxo natural.
A traseira, mais concetual, é a interpretação de “Light Follows Function”: a luz sublinha os elementos aerodinâmicos do concept. A barbatana de tubarão, uma referência aos Alpine que correm em Le Mans, é sinónimo de fluidez e estabilidade.
Por fim, em harmonia com o difusor traseiro, a faixa de luz iluminada pode ser estendida ou retraída em 80 mm, permitindo que o A390_β se transforme de um design de “cauda curta” para um de “cauda longa”. Esta capacidade de extensão reduz o coeficiente de resistência aerodinâmica e melhora a autonomia do automóvel.
O floco de neve como fonte de inspiração
O desenho das jantes do A390_β é inspirado nas propriedades cristalinas de um floco de neve, simultaneamente forte e leve. As jantes dianteiras de 22 polegadas e as traseiras de 23 polegadas são realçadas por um cabochão no centro da roda, iluminado por uma auréola azulada que faz lembrar uma joia. O efeito transparente da flange central, que se assemelha a uma fina camada de gelo, realça, discretamente, a função de Vectorização Ativa do Binário.