Subaru provoca fãs com WRX Todoroki de edição limitada na Nova Zelândia—Ainda sem sinal de um verdadeiro STI.

Subaru provoca fãs com WRX Todoroki de edição limitada na Nova Zelândia—Ainda sem sinal de um verdadeiro STI.

A Subaru acaba de anunciar o lançamento do seu ultra-limitado WRX Todoroki na Nova Zelândia, e embora tenha estilo, ainda lhe falta o icónico emblema STI. Limitada a apenas 10 unidades, esta edição especial é uma homenagem ao legado de desempenho da marca, mas não consegue ser o modelo STI em plena potência que os fãs desejam.

A Subaru causou sensação ao lançar a atual geração do WRX sem uma variante STI de alto desempenho, deixando os entusiastas a questionar se a fabricante tinha voltado as costas às suas raízes no rali. Apesar de alguns comentários enigmáticos sobre o futuro do STI, a Subaru optou por equipar o WRX Todoroki com melhorias de desempenho que lembram os modelos STI, mas sem o cobiçado emblema.

O WRX Todoroki traz equipamentos sérios, apresentando uma transmissão manual de seis velocidades — uma novidade para os compradores da atual geração do WRX na Nova Zelândia. Possui uma enorme asa traseira, bancos Recaro prontos para corridas e a inconfundível pintura WR Blue, que é sinónimo da linha de desempenho da Subaru. Os travões Brembo têm um papel de destaque, com pinças de seis pistões à frente e unidades de duas pistões na traseira, emparelhadas com discos ventilados e perfurados para uma maior potência de travagem. Para melhorar ainda mais a dinâmica de condução, a Subaru ajustou a suspensão e a direção, otimizando as molas e os amortecedores para dar aquele toque extra na estrada.

É montado em jantes agressivas de 19 polegadas em cinza mate, equipadas com pneus Bridgestone Potenza S007, sinalizando que isto é mais do que uma simples atualização estética. Mas enquanto o Todoroki preenche muitas das expectativas dos entusiastas de desempenho, a ausência gritante do emblema STI deixa claro: este não é o monstro de alta octanagem que os fãs ainda esperam.

Com um preço de AUD$64,990 (cerca de $43,951 USD), o Todoroki oferece exclusividade, mas apenas alguns sortudos terão a oportunidade de o experimentar. As pré-encomendas estão abertas agora, e os compradores que conseguirem garantir um também receberão um relógio STI exclusivo para assinalar o 30º aniversário do WRX.

Nos EUA, os fãs ficam com o WRX tS—uma variante desportiva que apresenta atualizações semelhantes, mas que ainda fica aquém do legado STI. O modelo STI que está a sair de linha tinha uma potência impressionante de 341 cavalos, enquanto o atual WRX tS utiliza o mesmo motor turboalimentado de quatro cilindros com 271 cv que se encontra em toda a gama WRX. É um desempenho sólido, mas não capta completamente a adrenalina de um verdadeiro STI.

Embora o WRX Todoroki seja um lançamento emocionante para o mercado da Nova Zelândia, serve apenas como um lembrete do que está em falta. A relutância da Subaru em comprometer-se com um novo modelo STI mantém os fãs em suspense, e à medida que o Todoroki chega às ruas, os entusiastas em todo o mundo ficam à espera do dia em que a Subaru finalmente trará de volta a verdadeira potência STI que tanto desejam.

O conteúdo Subaru provoca fãs com WRX Todoroki de edição limitada na Nova Zelândia—Ainda sem sinal de um verdadeiro STI. aparece primeiro em AutoGear.