Os gigantes dos veículos elétricos BYD, Mitsubishi e Hyundai obtiveram os piores resultados numa nova classificação dos direitos humanos da indústria realizada pela Amnistia Internacional.
O estudo revela que os principais fabricantes mundiais de veículos elétricos (VE) não demonstram adequadamente a forma como abordam os riscos para os direitos humanos nas suas cadeias de abastecimento de minerais, deixando as comunidades potencialmente expostas à exploração, aos riscos para a saúde e aos danos ambientais causados pela rápida expansão das minas necessárias para os metais utilizados nas baterias.
No novo relatório (‘Recharge for Rights: Ranking the Human Rights Due Diligence Reporting of Leading Electric Vehicle Makers’), que pode consultar aqui, a Amnistia Internacional utiliza critérios baseados em normas internacionais para avaliar exaustivamente as políticas de diligência devida em matéria de direitos humanos e as práticas autodeclaradas de 13 grandes fabricantes de veículos elétricos, atribuindo a cada um deles um cartão de pontuação.
O cartão de pontuação determina se estas marcas de automóveis estão a cumprir as suas responsabilidades em matéria de direitos humanos e salienta quais delas não conseguem demonstrar que estão a dar resposta às preocupações em matéria de direitos humanos.
À medida que a procura global de minerais para baterias aumenta, o relatório apela aos fabricantes de automóveis para que identifiquem e atenuem os riscos para os direitos humanos nas suas cadeias de abastecimento, tais como desalojamentos forçados, danos para a saúde decorrentes da poluição ambiental e abuso dos direitos dos povos indígenas em países onde os minerais são extraídos, como a República Democrática do Congo e as Filipinas. “O enorme aumento da procura dos metais necessários para fabricar baterias para veículos elétricos está a exercer uma enorme pressão sobre as comunidades afetadas pela exploração mineira”, afirmou a secretária-geral da Amnistia Internacional, Agnès Callamard.
“As violações dos direitos humanos associadas à extração de minerais para a transição energética são alarmantes e generalizadas e a resposta da indústria é extremamente insuficiente. As comunidades estão a sofrer despejos forçados, problemas de saúde causados pela poluição e dificuldades de acesso à água. À medida que a procura de veículos elétricos aumenta, os fabricantes têm de garantir que os direitos humanos das pessoas são respeitados”, referiu.
Pontuações mistas em toda a linha
O quadro de pontuação da Amnistia, que é classificado numa escala de 90, avalia o desempenho das empresas em critérios que incluem o compromisso com as políticas de direitos humanos, o processo de identificação de riscos, o mapeamento da cadeia de abastecimento e a apresentação de relatórios e medidas corretivas. Nenhuma das empresas obteve uma pontuação superior a 51 na avaliação de diligência devida em matéria de direitos humanos da Amnistia Internacional. No fundo da lista estava a empresa chinesa BYD, que obteve um péssimo resultado de 11/90. A empresa alemã Mercedes-Benz obteve a pontuação mais elevada com 51/90.
“Embora se tenham registado alguns progressos, em termos gerais, os resultados foram uma enorme deceção. A BYD, uma das maiores empresas de veículos elétricos e de crescimento mais rápido, ficou classificada no fundo da nossa avaliação. As suas divulgações revelam uma grave falta de transparência na diligência em matéria de direitos humanos nas suas cadeias de abastecimento de baterias”, afirmou Agnès Callamard.
“Outras empresas com baixa pontuação, como a Hyundai e a Mitsubishi, não têm nem a profundidade nem a informação necessárias sobre a implementação em áreas-chave de diligência devida em matéria de direitos humanos. Os compromissos que estas empresas comunicam são frequentemente vagos e fornecem poucas provas de ações significativas, mostrando que têm um longo caminho a percorrer para cumprir as normas internacionais.”
Embora empresas como a Renault e a General Motors tenham assumido compromissos em matéria de diligência devida em relação aos direitos humanos e tenham obtido classificações mais elevadas do que algumas das empresas com pontuações mais baixas, continuam a fornecer provas limitadas da integração plena desses compromissos nas operações das suas cadeias de abastecimento, com informações limitadas sobre as suas avaliações de risco e envolvimento das partes interessadas e falta de transparência no que respeita à cadeia de abastecimento.
“A falta de transparência em torno das cadeias de abastecimento demonstrada por estas empresas é um problema grave, tendo em conta a probabilidade de estarem a adquirir baterias fabricadas com minerais como o cobalto ou o níquel extraídos em condições que podem prejudicar os direitos humanos das pessoas”, afirmou Agnès Callamard.
Impacto nas comunidades indígenas
Embora uma rápida transição de veículos movidos a combustíveis fósseis para veículos elétricos seja urgentemente necessária para acelerar a descarbonização e ajudar a abrandar a taxa de aumento da temperatura global, esta transição tem um custo oculto. “A extração dos minerais utilizados nos veículos elétricos pode implicar enormes riscos para as pessoas e para o ambiente. A investigação anterior da Amnistia Internacional mostrou como o cobalto industrial está ligado a expulsões forçadas na República Democrática do Congo. As empresas do setor automóvel devem utilizar o seu enorme poder de influência enquanto compradores de minerais a nível mundial para influenciar as empresas mineiras e as fundições a montante no sentido de mitigarem estes riscos para os direitos humanos”, afirmou Agnès Callamard.
Em termos de divulgação de mapas da cadeia de abastecimento, empresas como a BYD, a Geely Auto, a Hyundai, a General Motors e a Mitsubishi Motors obtiveram a pontuação mais baixa, não fornecendo informações pormenorizadas sobre as suas cadeias de abastecimento. Além disso, a BYD não divulga nomes de fundições, refinarias ou minas. A Geely Auto forneceu apenas a localização geral dos fornecedores, sem especificar os locais de extração de minerais.
A Hyundai e a Mitsubishi Motors demonstraram uma falta de transparência semelhante, sem evidências de um mapeamento abrangente da cadeia de abastecimento ou da identificação do local da mina para o cobalto, cobre, lítio e níquel, tornando difícil para as partes interessadas verificar de que forma estas operações afetam as comunidades vizinhas.
Seguir em frente
Todas as empresas, incluindo as envolvidas na cadeia de abastecimento de baterias para veículos elétricos, têm a responsabilidade de respeitar todos os direitos humanos onde quer que operem. Para cumprirem a sua responsabilidade de respeitar os direitos humanos, tal como definido nos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGP, na sigla inglesa), as empresas devem implementar um processo de diligência devida em matéria de direitos humanos para identificar, prevenir, mitigar e prestar contas sobre a forma como lidam com os impactos adversos sobre os direitos humanos que possam causar, contribuir para ou estar diretamente ligados às suas operações, produtos ou serviços.
Embora algumas das empresas avaliadas tenham dado passos positivos no sentido de reconhecer as suas responsabilidades em matéria de direitos humanos e de alinhar as políticas empresariais com as normas internacionais de direitos humanos, é necessário fazer muito mais. Por exemplo, a BMW, a Ford, a MercedesBenz, a Stellantis, a Tesla e o Grupo VW estavam entre as empresas com melhores pontuações, mas ainda podiam fazer mais para mostrar como estão efetivamente a implementar as suas políticas, abordando os riscos em matéria de direitos humanos e proporcionando soluções eficazes às pessoas afetadas.
“À medida que a transição global para os veículos elétricos ganha ímpeto, impulsiona a concorrência global e permite lucros enormes, a Amnistia Internacional apela a todos os fabricantes de automóveis para que melhorem os seus esforços de diligência devida em matéria de direitos humanos e os alinhem com as normas internacionais de direitos humanos”, afirmou Agnès Callamard. “Apelamos também aos governos para que reforcem a sua própria regulamentação em matéria de diligência devida em relação aos direitos humanos no que respeita às empresas estabelecidas nos seus territórios ou às suas licenças de exportação e importação.”
“Os que estão a ficar para trás precisam de trabalhar mais e mais depressa para mostrar que os direitos humanos não são apenas uma frase de efeito, mas uma questão que levam a sério. É hora de mudar de marcha e garantir que os veículos elétricos não deixem para trás um legado de abusos dos direitos humanos – em vez disso, a indústria deve impulsionar um futuro energético justo que não deixe ninguém para trás”, concluiu.