Mais uma… Audi planeia reduzir milhares de postos de trabalho

Mais uma… Audi planeia reduzir milhares de postos de trabalho

A indústria automóvel europeia, especialmente a alemã, não está na sua fase mais feliz, estando alguns dos maiores nomes a enfrentar problemas. Depois das novidades da Volkswagen, também a Audi parece estar a planear despedimentos.

As notícias em torna da Volkswagen não têm sido positivas, uma vez que a necessidade de reduzir custos poderá resultar no encerramento de fábricas e perda de empregos. De facto, o Grupo Volkswagen, que detém a Audi, poderá encerrar três fábricas, na Alemanha.

Não bastasse esta situação, a Audi parece estar, também, a tentar reduzir a sua força de trabalho, por via do corte de postos fora da produção. Segundo uma revista alemã de negócios, estão em risco milhares de empregos.

 

Audi está em negociações com os sindicatos

A Manager Magazin informou que os cortes centrar-se-ão nos chamados postos de trabalho indiretos da empresa, como na área do desenvolvimento, onde poderão ser suprimidos mais de 2000 postos de trabalho.

À Reuters, a Audi confirmou que o conselho de administração está em negociações com os representantes dos trabalhadores. Contudo, não comentou o número de postos de trabalho que poderão ser afetados.

A imprensa adiantou que a empresa alemã procura uma redução de cerca de 15% da força de trabalho, o que teria um impacto em 4500 postos indiretos, só na Alemanha.

A ser confirmada, esta decisão poderá dever-se aos resultados recentes da empresa. Esta registou uma forte queda nos lucros no terceiro trimestre, em parte devido aos elevados custos associados ao provável encerramento da sua fábrica de Bruxelas, que emprega cerca de 3000 pessoas, e devido à baixa procura do Q8 E-tron.

 

Leia também: