Todos os componentes de um carro devem ser cuidados e verificados de tempos a tempos, mas com os do motor é preciso prestar atenção extra.
Em Portugal, adivinha-se a chegada do frio, o que vai fazer sofrer os motores a combustão. Razão pela qual deve conhecer o processo para desligar o motor: é válido para motores turboalimentados, tanto a diesel como a gasolina.
Então, é necessário esperar antes de o desligar? A resposta curta é sim. É necessário deixar o motor descansar antes de o desligar: isso deve-se ao compressor de ar (turbo) que permite uma maior entrada de ar comprimido no motor, enchendo à força todos os cilindros repetidamente durante o funcionamento, atingindo uma temperatura muito elevada.
O turboalimentador é o elemento do motor que atinge a temperatura mais alta: se o motor for desligado instantaneamente, sem esperar alguns minutos, existe o risco de os rolamentos falharem. O motivo é que quando o motor pára, a bomba de óleo pára automaticamente, cortando o circuito de lubrificação do turbo, gerando desgaste.
Quando se deve parar o motor?
A falha mecânica não permanece apenas nos mancais, a bucha do turbo e os anéis de vedação não permanecem estanques e começa a vazar óleo na admissão. Isso vai provocar a contaminação do combustível com o referido óleo – assim, dessa forma quando o óleo vaza pelo seu canal – responsável pela lubrificação do motor – pode acabar por emperrar por falta de lubrificação que foi queimada na combustão.
Portanto, a forma ideal de desligar um motor turbo para que a turbina do compressor não continue a girar sem receber a lubrificação adequada é aguardar no mínimo dois minutos em marcha lenta antes de retirar a chave de ignição. Essa forma de atuação é necessária após uma viagem longa, após chegar ao destino, como ao parar no posto de gasolina. Da mesma forma, se a temperatura do motor subir mais do que o necessário no dia a dia, isso também deve ser feito ao chegar em casa ou no trabalho.
E como começar?
É imprescindível, ao ligá-los, deixá-los em marcha lenta o tempo suficiente para que aqueçam. Também é importante, caso não seja possível esperar o tempo necessário para esta operação, não acelerar a mecânica até atingir a temperatura ideal de operação.
Deve-se lembrar que em baixas temperaturas a hélice tem que fazer um esforço maior para dar partida, afetando também o sistema elétrico. Portanto, deve-se dar esse tempo ao óleo para aquecer, pois com o frio fica mais viscoso e o percurso no motor é mais lento, o que também afeta a capacidade de lubrificação.