Ensaio. Renault Symbioz Iconic E-Tech full hybrid 145 cv: o SUV da era moderna

A Renault continua, como todas as marcas, a segmentar a sua gama de modelos, conseguindo com isso abraçar todos os segmentos de clientes, o que permite oferecer para cada um a solução que mais se enquadra no seu perfil

Ensaio. Renault Symbioz Iconic E-Tech full hybrid 145 cv: o SUV da era moderna

A Renault continua, como todas as marcas, a segmentar a sua gama de modelos, conseguindo, com isso, abraçar todos os segmentos de clientes, o que permite oferecer para cada um a solução que mais se enquadra no seu perfil.

Este SUV, com um posicionamento abaixo do Austral, aposta na modularidade e espaço interior, com uma qualidade de produto muito interessante, com plásticos moles dispersos por todo o habitáculo, bastante espaço interior e as mais recentes soluções de modularidade da marca.

Exteriormente, o seu desenho é futurista, mas nem por isso menos interessante –  jovial, irreverente, mas robusto e elegante – recolhendo também alguma inspiração no concept car com o mesmo nome.

Já no interior, de aspeto mais clássico, com um tablier sem grandes formas – tradicional – com boa construção e de materiais, com um ecrã central que condensa quase todas as funcionalidades do modelo, ficando os restantes botões do AC, aquecimento dos bancos e do volante, físicos.

O Symbioz possui bastante espaço interior, tanto à frente como atrás, assim como, uma bagageira com capacidade de 490L mas que pode aumentar fruto do deslocamento longitudinal dos bancos.

Dinamicamente, este Renault é como todos os restantes – alia conforto com bom comportamento e boa insonorização. Nesta versão, possui o teto panorâmico Solar Bay que, permite alterar os cristais líquidos e opacizar e transparecer o vidro com um simples toque, eliminando assim a persiana típica destes tetos, aumentando ligeiramente a altura disponível, face ao banco, e reduzindo a temperatura interior, quando necessário.

Possui vários modos de condução, desde o Eco (bastou-me este no ensaio), confort, sport e personalizado; os 145cv são mais do que suficientes para sair das velocidades legais e para manter um ritmo de condução interessante. Não é um desportivo, nem tem pretensões para tal, mas as suspensões estão parametrizadas para uma condução envolvente, ainda por cima, a autonomia supera os 700km!

O Renault Symbioz está disponível a partir de 34.500€ na versão Techno e a versão ensaiada Iconic está disponível a partir de 38.500€, sendo que com os restantes extras o valor atinge o seu máximo nos 41.600€ com o maior nível possível de equipamento, onde desde a versão base já conta com os vários sistemas de ajuda à condução ADAS , carregamento sem fios, câmara de marcha-atrás, cartão mãos-livres, e openR link.