Homenagem às glórias passadas: Ferrari pode trazer de volta o icónico F40

De acordo com o site especializado 'Top Gear', o próximo carro da série Icona pode ser uma homenagem ao F40, citando fontes anónimas, mas "altamente confiáveis"

Homenagem às glórias passadas: Ferrari pode trazer de volta o icónico F40

A série “Icona” da Ferrari presta homenagem ao passado ilustre da marca: o Monza SP1 e o SP2 são uma reinterpretação moderna das ‘barchettas’ V-12 de capota aberta com as quais a Ferrari estabeleceu a sua lenda, ao passo que o Daytona SP3 é uma homenagem aos seus gloriosos protótipos desportivos de corrida dos anos 1960. Agora, parece que há uma chance decente de que a Ferrari esteja à procura um ícone mais moderno para o SP4.

De acordo com o site especializado ‘Top Gear’, o próximo carro da série Icona pode ser uma homenagem ao F40, citando fontes anónimas, mas “altamente confiáveis”.

Os modelos “Icona” anteriores não são simples reinterpretações retro de modelos anteriores. O SP1, SP2 e SP3 claramente fazem referência ao passado da marca, mas fazem-no com estilo e tecnologia modernos. Cada um teve produção limitada — 499 exemplares do Monza e 599 exemplares do Daytona — e cada um custou bem mais de um milhão de euros – logo, seja qual for a forma que o SP4 assuma, pode esperar-se uma produção igualmente pequena e a um preço inacessível para muitas bolsas.

O SP1 e o SP2 foram baseados no 812 Superfast, partilhando o chassis e o motor daquele superdesportivo: o SP3 era mais relacionado ao LaFerrari, embora sem os componentes híbridos. Talvez para um SP4 tributo ao F40, a Ferrari pudesse emparelhar um chassis de carbono com o V-8 biturbo de 4,0 litros do SF90. Uma receita atraente.

Carros da série ‘Icona’ são extremamente lucrativos para a Ferrari: como são baseados em componentes pré-existentes, são relativamente baratos de desenvolver. Mas como são modelos Ferrari de edição limitada, os clientes estão dispostos a gastar muito para ter um. Por último, para entrar na lista para comprar um “Icona”, é preciso que seja um cliente bem estabelecido da Ferrari, ou seja, já fez a marca automóvel ganhar muito dinheiro.

No entanto, a solução tem riscos, apontou o ‘Top Gear’: a ideia de reviver o F40 pode ser vista como um sacrilégio, à semelhança do novo Lamborghini Countach, que foi rejeitado pelo designer do original e amplamente criticado. Além do mais, é possível que possa retirar o brilho do novo F80, um descendente direto do F40. Mas, até ao momento, a Ferrari não errou com a série “Icona”, pelo que não há nada que sugira que o SP4 não será brilhante. Inspiração F40 ou não.