Apesar de ser originalmente comercializado como um veículo excecionalmente durável, o Cybertruck da Tesla tem sido marcado por reclamações sobre sua qualidade desde o lançamento. Esses problemas são bem exemplificados pelos seis recalls que afetaram a pick-up elétrica em 2024 – cinco dos quais visaram especificamente o Cybertruck.
No total, de acordo com dados da publicação ‘Finbold’, a Tesla chamou até 57.332 Cybertrucks para verificações e reparos – uma média de 172 unidades por dia desde o início do ano -, de acordo com os dados disponíveis através da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA).
A maioria dos recalls foi por questões mecânicas, como peças mal acopladas, o perigo de o pedal do acelerador ficar preso ou até mesmo uma perda de potência de condução. O maior recall – possivelmente afetando mais de 27 mil veículos – envolveu um atraso com a câmara traseira, que foi resolvido com uma atualização de firmware over-the-air (OTA).
Tesla Cybertruck pode estar a sofrer com uma taxa de recall de 200% em 2024
Embora a Tesla tenha sido questionada sobre o número total de Cybertrucks entregues, muitos usaram os números do recall para tentar avaliar o número total de unidades enviadas. Uma das estimativas mais credíveis, fornecida no Kelly Blue Book e abrangendo os três primeiros trimestres do ano, postula que 28.250 foram enviadas até 30 de setembro.
Esses números revelam um fato alarmante de que a pick-up elétrica já pode ter uma taxa de recall de 200% em 2024, o que significa que é possível que quase todos os Cybertruck tenham sido afetados por pelo menos dois recalls este ano.
“Apesar da taxa de recall potencialmente se aproximar de 200%, a situação pode ser semelhante à reputação mais ampla dos carros da Tesla como motores de combustão espontânea. O número real de casos em que veículos Tesla pegaram fogo sem motivo aparente é minúsculo em comparação com o que a perceção pública e a representação online sugerem”, relatou Andreja Stojanovic, coautora do estudo.
Em última análise, embora o número máximo potencial de Cybertrucks recolhidos seja motivo de preocupação, é importante lembrar que as correções mais árduas em 2024 foram estimadas em não levar mais de três horas e que o número real de unidades que precisavam de reparo poderia ser apenas uma fração da estimativa máxima de 57.332.