Um novo conceito de baterias de silício, apresentado pela ProLogium, fabricante de baterias de cerâmica, prometem carregar de 5 a 60% da capacidade em apenas cinco minutos – ou seja, proporciona aos carros elétricos (EV) uma autonomia de 300 quilómetros no tempo que demora a tomar um café.
De acordo com o comunicado da empresa, publicado em outubro último, a bateria de ânodo composto por silício exibe uma densidade de energia superior às já existentes, tanto em peso (321 Wh/kg) como em volume (749 Wh/L) – assim, a nova bateria superou as baterias de iões de lítio e de fosfato de ferro e lítio, que geralmente apresentam uma densidade de até 300 Wh/kg.
Este desempenho reduz significativamente o tempo de carregamento de um EV – em modelos tradicionais são necessários, em média, cerca de 30 minutos ligado à corrente para alcançar a mesma autonomia.
Segundo a publicação científica ‘Live Science’, a alta densidade energética – tanto no volume como no peso – possibilitou que os fabricantes de EV criem veículos com pacotes de baterias menores sem sacrificar a potência, otimizando o espaço interno que é geralmente perdido para baterias maiores. Desta forma, os fabricantes podem agora manter o tamanho das baterias, mas desta forma aumentar, significativamente, a potência e autonomia.
A bateria ProLogium tem também um design modular, o que significa que a assistência técnica, a manutenção e a reparação são muito mais fáceis. Os danos em células individuais ou em pequenos grupos não exigem a substituição completa do conjunto de baterias, reduzindo os custos.
Desde a sua fundação em 2006, a ProLogium tem-se dedicado ao fornecimento de componentes para EV e à produção de células de amostra de baterias de estado sólido. Em colaboração com o Grupo FEV da Alemanha, a empresa planeia iniciar a produção em massa dessas baterias em 2027.