Novo SUV de Wolfsburg: o Tayron já está a sair da linha de produção na fábrica principal da Volkswagen

O SUV multifacetado, disponível opcionalmente com sete lugares, é o quarto modelo a ser produzido na maior fábrica do Grupo Volkswagen, juntamente com o Golf, o Tiguan e o Touran. Até à data, foram produzidos em Wolfsburg mais de 48 milhões de automóveis – mais do que em qualquer outra fábrica de automóveis no mundo

Novo SUV de Wolfsburg: o Tayron já está a sair da linha de produção na fábrica principal da Volkswagen

O mais recente membro do portefólio da Volkswagen – o Tayron – teve uma receção especial esta semana, quando colaboradores de quase todas as disciplinas se juntaram ao diretor da fábrica de Wolfsburg, Uwe Schwartz, e ao membro do Conselho de Trabalhadores, Jürgen Mahnkopf, para o início simbólico da produção em série.

O SUV multifacetado, disponível opcionalmente com sete lugares, é o quarto modelo a ser produzido na maior fábrica do Grupo Volkswagen, juntamente com o Golf, o Tiguan e o Touran. Até à data, foram produzidos em Wolfsburg mais de 48 milhões de automóveis – mais do que em qualquer outra fábrica de automóveis no mundo.

“Wolfsburg sempre foi um modelo dentro da nossa rede de produção – e continuará a desempenhar esse papel mesmo em tempos desafiantes”, afirma Christian Vollmer, membro do Conselho de Administração para Produção e Logística da marca Volkswagen e também membro alargado do Conselho de Gestão do Grupo. “Outras localizações inspiram-se no que acontece em Wolfsburg. O bem-sucedido início de produção do Tayron envia um sinal forte.”

O diretor da fábrica, Uwe Schwartz, aproveitou o início da produção em série para agradecer aos colegas de diversas especializações envolvidos no projeto: “O lançamento de um automóvel é sempre um esforço de equipa, envolvendo toda a equipa de produção. Com o Tayron, muitos elementos encaixaram perfeitamente: desde a estampagem à construção da carroçaria, pintura, montagem e finalização do veículo.”

Segundo Schwartz, a colaboração com outros departamentos, como Compras ou Desenvolvimento Técnico, também funcionou de forma exemplar. Foi apenas graças a esta cooperação que foi possível cumprir quase exatamente o cronograma de início de produção planeado há muito tempo, especialmente enfrentando o desafio de integrar o Tayron nos processos da Linha de Montagem 4 enquanto a produção do Tiguan continuava. “Os nossos colegas podem orgulhar-se desta conquista”, acrescenta Schwartz. “Nas próximas semanas, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para aumentar com sucesso a produção do Tayron.”

Jürgen Mahnkopf, vice-presidente do Conselho Geral e de Empresa do Grupo, salientou que “o início de produção do Tayron marca um marco importante para a unidade de Wolfsburg. Estou certo de que o nosso novo SUV dará continuidade ao sucesso do seu antecessor, o Tiguan Allspace, e contribuirá de forma significativa para a segurança dos empregos”.

“Os clientes na China já estão entusiasmados com este modelo, e o Tayron também encontrará muitos compradores na Europa. Os nossos colegas de produção fizeram um trabalho excecional em condições desafiantes. Paralelamente à produção pré-série do Tayron, tiveram de gerir os lançamentos do novo Tiguan e da atualização do Golf. Conseguiram alcançar este feito juntos, como uma equipa, e gostaria de agradecer-lhes em nome de todos os que trabalham nesta unidade”, apontou.

O primeiro Tayron a sair da linha de produção esta semana foi um exemplar Ultra Violet Metallic, equipado com um motor 2.0 litros TDI e um teto panorâmico. Nas próximas semanas, serão produzidos em Wolfsburg veículos de exposição e demonstração para os concessionários Volkswagen na Europa. O Tayron, o segundo maior SUV da marca Volkswagen na Europa, a seguir ao Touareg, estará em exposição nos salões de venda a partir de março, com as primeiras entregas aos clientes a ocorrerem pouco depois. Em breve, os clientes poderão escolher entre sete motores eficientes, incluindo duas motorizações híbridas plug-in de nova geração (eHybrid). Estas oferecem autonomias elétricas superiores a 100 quilómetros e distâncias totais de viagem até 850 km entre abastecimentos.