Obra-prima de engenharia e campeão da Fórmula 1 vai a leilão milionário: lendário W 196 R pode tornar-se o Mercedes mais caro de sempre

Atualmente, este carro lendário prepara-se para entrar novamente na história, desta vez no mercado de colecionadores. A 1 de fevereiro, a RM Sotheby's vai leiloar este modelo único com um preço estimado entre 50 e 70 milhões de dólares, o que poderá posicioná-lo como um dos Mercedes mais caros alguma vez vendido, apenas superado por outro W 196 R sem carroceria 'Stromlinienwagen'

Obra-prima de engenharia e campeão da Fórmula 1 vai a leilão milionário: lendário W 196 R pode tornar-se o Mercedes mais caro de sempre

A Mercedes-Benz fez história na década de 1950 ao regressar à Fórmula 1 após a devastação da II Guerra Mundial. Numa altura em que a Alemanha procurava reconstruir-se, a marca automóvel optou pela inovação automóvel com o icónico Mercedes 300 SL, um prelúdio ao seu regresso ao desporto motorizado. Este movimento estratégico procurou posicionar novamente a marca entre as elites e consolidar o seu prestígio internacional.

A joia dessa época é o Mercedes W 196 R, um monolugar que simbolizou o domínio técnico e competitivo da Mercedes na Fórmula 1. Este modelo, nascido a partir do chassis do 300 SL, estreou-se em 1954 e surpreendeu o público com o seu poder. Em apenas duas temporadas, a W 196 R conquistou nove vitórias em 12 corridas, provando ser uma máquina incomparável tanto em design quanto em desempenho.

Uma das características mais fascinantes do Mercedes W 196 R foi a sua adaptabilidade. Dependendo do tipo de circuito, o carro mudava de carroceria: rodas cobertas para os percursos mais rápidos e visíveis para os mais técnicos. A versão mais icónica, conhecida como ‘Stromlinienwagen’, atingiu velocidades de até 300 km/h, tornando-se uma obra-prima da engenharia automóvel.

Mas o design não foi a única ‘estrela’ deste modelo: os pilotos que o levaram ao limite também contribuíram para a lenda – Juan Manuel Fangio e Sir Stirling Moss, lendas do automobilismo, foram fundamentais para o seu sucesso. Em particular Fangio, que aproveitou sua experiência anterior com a Mercedes para pilotar a unidade W 196 R 00009/54, estabelecendo-a como um símbolo de excelência na história do desporto.

Atualmente, este carro lendário prepara-se para entrar novamente na história, desta vez no mercado de colecionadores. A 1 de fevereiro, a RM Sotheby’s vai leiloar este modelo único com um preço estimado entre 50 e 70 milhões de dólares, o que poderá posicioná-lo como um dos Mercedes mais caros alguma vez vendido, apenas superado por outro W 196 R sem carroceria ‘Stromlinienwagen’.

O leilão será um evento exclusivo no Museu Mercedes-Benz em Estugarda, cenário ideal para homenagear a história deste carro. Com apenas quatro unidades ‘Stromlinienwagen’ sobreviventes e a única em mãos privadas, o leilão promete atrair os colecionadores mais ricos do mundo.

Além disso, o seu estado impecável, graças aos cuidados do Indianapolis Motor Speedway Museum desde 1965, aumenta o seu valor. Quem adquirir este carro não obterá apenas um item de colecionador, mas um fragmento vivo da história automóvel. Este Mercedes W 196 R Stromlinienrennwagen é um testemunho da engenhosidade, velocidade e espírito competitivo que definiram a Mercedes na década de 1950, garantindo o seu lugar no Olimpo da Fórmula 1 e do colecionismo mundial.