Um dos maiores problemas dos carros elétricos pode ter solução para breve?

No entanto, a indústria automóvel - em particular no setor elétrico - está a avançar rapidamente e começam a surgir sinais verdes para 'acalmar' as dúvidas sobre os EV: a última esperança tem a ver, precisamente, com a substituição da bateria, que poderá em breve ficar mais barata

Um dos maiores problemas dos carros elétricos pode ter solução para breve?

Os carros elétricos (EV) continuam a suscitar grandes incertezas entre os utilizadores – muitos referem a autonomia, outros os tempos de recarga mas também há dúvidas sobre como evoluirá a saúde das baterias ao longo dos anos, ou o alto custo de substituí-las quando não tiverem condições.

Até porque isso pode acontecer quando o carro não estiver na garantia, o que torna mais atrativo desfazer-se do EV do que fazer o conserto.

No entanto, a indústria automóvel – em particular no setor elétrico – está a avançar rapidamente e começam a surgir sinais verdes para ‘acalmar’ as dúvidas sobre os EV: a última esperança tem a ver, precisamente, com a substituição da bateria, que poderá em breve ficar mais barata: e de acordo com a publicação ‘El Confidencial’, o preço do lítio pode ser responsável.

Embora um EV dispense dezenas de peças que estão presentes num veículo a combustão, a enorme bateria elétrica é o seu bem mais precioso, e o que, de longe, mais faz aumentar o preço. Atualmente, a fiabilidade da bateria já é bom, mas as marcas automóveis procuram aumentar a densidade energética e melhorar a durabilidade para evitar problemas futuros de confiabilidade.

Em breve deve poder desfrutar-se de uma revolução no fabrico de baterias, uma vez que se espera que o preço do lítio continue a cair nos próximos anos. Há semanas, os especialistas da Goldman Sachs explicaram que se em 2023 o lítio tinha um preço médio de 141 euros por kWh, em 2026 poderia ir para 76 euros por kWh. Uma redução próxima de 50% que certamente ajudaria na paridade de preços entre EV e a combustão.

Insistindo nesta possível queda do lítio, a empresa americana Recurrent estimou recentemente que os preços das células poderão ser de 33 euros por kWh no final da década. Isto significa que uma bateria de substituição de 75 kWh poderá custar cerca de 3.200 euros; e cerca de 4.500 euros se for 100 kWh. Tarifas muito mais competitivas que as atuais, já que atualmente se estima que a substituição da bateria de um veículo elétrico pode custar entre 5 e 15 mil euros, dependendo do seu tamanho, e dependendo da marca e modelo do carro. Para efeito de comparação, a substituição de um motor tradicional pode variar entre os 3.800 euros para um motor de quatro cilindros e mais de 9.500 euros para motores maiores e mais potentes, segundo dados da JD Power.