Portugal: recorde de instalação de painéis solares em outubro

Portugal: recorde de instalação de painéis solares em outubro

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) disponibilizou recentemente os dados de outubro de 2024 sobre a capacidade instalada e produção da energia proveniente de fontes renováveis. Segundo os dados, nesse mês houve um recorde de instalação de painéis solares.

2024 é o segundo ano consecutivo em que Portugal supera a fasquia de 1 GW de nova capacidade fotovoltaica. Portugal alcançou uma capacidade fotovoltaica de 5.207 megawatts (MW), o que se traduz num volume de novas instalações nos primeiros dez meses do ano de 1.311 MW (ou 1,3 gigawatts, GW), segundo revela o Expresso, conformo podemos confirmar aqui.

De referir que em 2023 as novas instalações de paneis solares correspondeu a 1,2 GW. Refere também o Expresso que em apenas 10 meses, o país já ganhou mais capacidade fotovoltaica do que a potência que tinha na sua maior central elétrica, a central a carvão de Sines, desativada em 2021.

A energia solar está associada à radiação do sol capaz de produzir calor, provocar reações químicas ou gerar eletricidade. A quantidade total de energia solar incidente na Terra excede em muito as atuais e previstas necessidades energéticas mundiais. Se aproveitada adequadamente, essa fonte de energia tem o potencial de satisfazer todas as necessidades futuras de energia.

No século XXI, espera-se que a energia solar se torne cada vez mais atrativa como fonte de energia renovável, devido ao seu suprimento inesgotável e ao seu caráter não poluente, em forte contraste com os finitos combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e gás natural.