Cidades superlotadas, engarrafamentos nas viagens e tudo o que acompanha as férias de Natal: numa altura em que os preços dos combustíveis teimam em não baixar – e Portugal se prepara para viajar para as férias natalícias -, há uma série de dicas ou truques que lhe permitirá poupar combustível e assim reduzir as idas às estações de serviço.
Em média, um carro consegue percorrer entre 12 e 14 quilómetros com um litro de combustível em condições normais e no ciclo combinado (cidade e autoestrada): porém, este consumo depende de fatores como o tipo do carro, o seu estado, a manutenção da estrada onde circula.
Para começar, comece por anotar os quilómetros de autonomia que o carro indica quando enche o depósito, para dessa forma fazer um acompanhamento real do consumo que está a fazer. Quando se faz uma viagem, independentemente do percurso, há um simples cálculo diz quanto se gasta: divida os litros de combustível consumidos pelos quilómetros percorridos.
Embora com isso já se comece a reduzir o consumo por ter consciência de quais rotas consomem menos e quais nos fazem consumir mais combustível, há uma série de orientações a seguir que são indicadas por ‘Alquiber’, empresa do setor automóvel de Espanha, citada pelo jornal ‘El Economista’, para reduzir adequadamente esse consumo.
Pressão dos pneus
Além de ser um fator fundamental para a segurança, um simples desvio de 0,5 bar de pressão nas rodas pode aumentar muito o consumo, pois se estiver abaixo da pressão estabelecida pelo fabricante, a resistência do pneu aumenta – é recomendado aumentar a pressão apenas quando conduz em climas muito frios ou quando o carro estiver muito carregado.
Peso
Se carregar excessivamente o carro, vai gerar uma necessidade maior de combustível no veículo. Não sobrecarregar é um fator importante para economizar peso e, consequentemente, consumo de combustível.
Filtro de ar em bom estado
Pode parecer trivial, mas um filtro de ar que não funciona como deve pode fazer com que o motor reduza a sua potência. Elementos como o ar condicionado também podem gerar alto consumo de combustível se não funcionar corretamente, por isso é fundamental verificá-lo e garantir que funciona de forma eficiente. Além disso, a menos de 90 km/h o consumo é menor com os vidros abertos, é a partir dos 100 km/h que se recomenda o uso do ar condicionado.
Mantenha a velocidade
Ser constante na estrada, com uma condução descontraída, é um dos fatores que vai poupar mais combustível: não precisa de ir a 80 km/h, mas sim a ser constante na velocidade que conduz, sem mudanças de velocidades desnecessárias – nem acelerações e travagens desnecessárias.
Desligue o carro quando estiver parado
Pode parecer tolice, mas quando liga o carro e está parado, como acontece quando está a conversar com alguém, o carro pode consumir meio litro por hora. Isso pode não parecer muito, porém no longo prazo vai gerar mais consumo, superaquecer o carro e piorar o estado do motor.
Conduzir em mudanças altas
Evitar rotações excessivas do motor também o ajudará a consumir menos combustível, portanto conduzir em mudanças altas e em baixas rotações (embora nos obrigue a pressionar um pouco mais o pedal do acelerador) reduzirá o consumo mesmo em viagens curtas pela cidade, momento em que os carros apresentam maiores consumos.