Ideia de génio ou desastre? Frota de Renault 5 elétricos vai ser usada para ‘salvar’ cidade holandesa de apagões

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Ideia de génio ou desastre? Frota de Renault 5 elétricos vai ser usada para ‘salvar’ cidade holandesa de apagões

Perante um sério alerta de falta de capacidade na sua rede elétrica, há uma cidade nos Países Baixos que encontrou uma solução invulgar: encher as suas ruas com carros elétricos. É uma ideia de génio… ou um convite para o desastre?

É o caso de Utrecht, que tem um grave problema: a população não pára de crescer e, com 374 mil habitantes em 2023, a autarquia já alertou para a sobrecarga da rede elétrica. Os problemas são iminentes para os grandes consumidores – escritórios, fábricas, supermercados – e é expectável que em 2026 possam atingir os pequenos consumidores, como as famílias.

Então como pode uma enorme frota de elétricos Renault 5 partilhados resolver este problema de escassez de eletricidade?

Se uma cidade consumir mais eletricidade do que a capacidade da rede, o sistema entra em colapso. Se forem acrescentados novos consumidores, como estes 500 EV que consomem eletricidade da rede, o problema só piorará.

A diferença está, por um lado, no carregamento inteligente que os EV conseguem fazer, que recarregam apenas na hora certa, quando a rede da cidade o suporta, longe dos picos, nos momentos de menor consumo. Em segundo lugar, devido à funcionalidade V2G (‘Vehicle to Grid’) que, com carregadores reversíveis, permite que a eletricidade da bateria do carro seja devolvida à rede quando for conveniente. Logicamente, quando falta, os carros abrem mão de parte da sua energia, para recarregar novamente mais tarde. O projeto mal cobre 10% da flexibilidade necessária à região de Utrecht, pelo que seriam necessários 5.000 carros.

Até agora, havia dois cenários em que o regresso da energia da bateria para a rede era apropriado: na primeira, era devido à programação do condutor no carro porque o preço da eletricidade era muito elevado; a segunda, em situações de emergência, quando o veículo era capaz de suprir durante horas – ou mesmo dias – as necessidades elétricas da residência onde era alimentado, invertendo o sentido da energia elétrica até que o serviço fosse restabelecido.

Ma agora abre-se nova via em Utrecht: o apoio planeado de uma rede numa situação extrema, mas constante e conhecida, não uma emergência ou catástrofe. A Renault tem vindo a testar projetos-piloto de “grande escala” desde 2019, embora envolvessem apenas 15 Renault Zoes em Utrecht e na ilha da Madeira. Neste projeto piloto em Utrecht, a Hyundai também incorporou 25 Ioniq 5 com a sua característica função V2G. Nessa primeira abordagem, tratou-se de tentar estabelecer padrões: a solução Renault implementou a reversibilidade do carregamento no próprio carregador do automóvel, com a tecnologia V2G da Mobilize, pelo que os pontos de carregamento necessitavam de uma adaptação com custo mínimo.