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A rede de carregamentos de carros elétricos (EV) em Portugal excede as metas europeias, em vigor desde abril deste ano. Também a venda de EV está em crescendo, em contraciclo com a UE, sendo um dos países com maior quota de mercado da União Europeia, revelou esta segunda-feira o jornal ‘Público’.
De acordo com dados da Mobi.e, a empresa pública que gere a rede de mobilidade elétrica, há em Portugal 5.648 postos de carregamento, 11.827 tomadas e 10.455 pontos de carregamento. No entanto, não há uma meta nacional definida, uma vez que esta é estabelecida com base na frota: ou seja, cada meta nacional europeia é definida pela capacidade de carregamento face ao número de carros elétricos e híbridos recarregáveis em circulação na estrada.
Segundo o Regulamento das Infraestruturas de Combustíveis, cada país deve ser capaz de fornecer 1,3 kW por cada EV e 0,8 kW por cada híbrido. Assim, a capacidade da rede portuguesa tem um excedente de 20% na sua rede de acesso pública.
A federação europeia Transporte & Ambiente salientou que 100% dos países da EU cumpriram a meta para 2024 e 88% já têm mesmo a meta para 2025 atingida. Na União Europeia, há 850.857 pontos de carregamento, sendo que metade (55%) estão em três países: Alemanha, França e Países Baixos. A meta da UE é atingir 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030 – para tal, é necessário instalar 10.200 pontos todas as semanas nos próximos cinco anos.
No que diz respeito à venda de elétricos, Portugal registou uma subida, em termos homólogos, de 13,3% nos primeiros três trimestres do ano, sendo que os novos carros a combustão caíram 8,8%. No entanto, a nível europeu, este mercado caiu 5,8% nos primeiros nove meses de 2024.
De acordo com a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), os Tesla Model Y e Model 3, assim como o chinês MG 4, lideram as preferências europeias: o Volkswagen ID.3 é o primeiro elétrico europeu na lista, no 4º posto.