Ensaio. Novo Spring Extreme Electric 65cv (48kW): o que vale o Dacia

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Ensaio. Novo Spring Extreme Electric 65cv (48kW): o que vale o Dacia

O Dacia Spring tem-se destacado na Europa como um dos modelos elétricos mais vendidos e, desde o seu lançamento, oferece baixo custo de investimento inicial sendo um dos elétricos mais baratos disponíveis no mercado europeu.

A nova geração do modelo traz ainda mais melhorias em termos de autonomia: melhores tempos de carregamento, melhor ergonomia, mais equipamento, melhor qualidade, e sobretudo, mais equipamento de segurança.

O seu visual SUV distingue-se nas grandes cidades apresentando-se com 2 motores; um de 45 cavalos e o da viatura de ensaio com 65 cavalos. Podemos pensar que são relativamente “curtos” mas o facto é que, para o posicionamento do Spring  – a cidade  – é mais que suficiente,  sendo que, aliado a estes cavalos está o baixo peso da unidade, o que, só por si provoca uma relação peso-potência interessante que lhe dá uma vivacidade muito interessante desde o arranque; caso opte pelo modo de condução ECO a viatura perde em vivacidade mas ganha em autonomia.

O Spring foi pensado para ser um elétrico urbano, mas com todos os equipamentos necessários para circular em segurança, como pode ser o alerta de cansaço e atenção do condutor, assistência a travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, ou mesmo, o pré equipamento de imobilização por álcool; já para não falar da assistência à manutenção na faixa de rodagem ou do sistema de ajuda ao arranque em subidas.

O modelo é suficientemente minimalista mas não simplista pois a marca quis dotá-lo com todos as funcionalidades dos modelos de segmentos superiores, conseguindo mesmo assim um preço reduzido e até dentro das condições para se associar ao fundo ambiental 2024 de incentivo de 4 mil euros do Governo para veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos.

A assinatura de design da Dacia é, por si só, reconhecida como, muito interessante em todos os modelos e, neste caso, quase que me atrevo a dizer que estamos em presença de um mini Duster com o desenho SUV esteticamente agradável e onde as cores vivas ajudam a isso mesmo; com as rodas nos extremos da carroçaria  consegue oferecer um  um espaço interior interessante dentro da classe onde se insere e, em termos visuais apresenta um novo tablier que incorpora um painel de instrumentos totalmente digital, um ecrã central posicionado na linha do nosso campo visual e bastantes espaços para arrumação, a par de bancos mais confortáveis – e tecido mais “premium”.

Conduzir o Dacia Spring é de uma facilidade enorme pois a primeira nota que fica é a extrema vivacidade com que ele se desloca e arranca, A direção elétrica é juntamente e com os pneus muito finos, leve, o que ajuda a tornar o modelo em cidade bastante fácil de utilizar.

Em termos de comportamento dinâmico não temos nada a apontar sendo que se trata de um modelo com comportamento normal, tendo somente em atenção que em chuva, os pneus tem menos largura que o habitual. Utilizei o Dacia em vários percursos na área metropolitana de Lisboa e encontrei um modelo confortável – os bancos não têm regulação em altura –  com um bom compromisso em termos de comportamento e muito prático.

Para a autonomia resolvi fazer o exercício de tentar fazer no pior cenário – AE – 200kms declarados. Cumpriu!!

O Novo Dacia Spring está disponível a partir de 16.900€ na versão Essential de 45cv.

A viatura de ensaio com o  motor de 65cv está disponível a partir de 18.900€ na versão Expression e 19.900€ na versão Extreme. A unidade ensaiada tem o valor de 21.550€.