General Motors desiste do seu serviço de robotáxi Cruise

General Motors desiste do seu serviço de robotáxi Cruise

Depois de ter gastado mais de 10 mil milhões de dólares na unidade de robotáxis, a General Motors decidiu desistir do Cruise, o seu serviço de boleias sem motorista. A fabricante conduzirá uma reestruturação, integrando a empresa na sua equipa de tecnologia.

A General Motors anunciou que vai parar de financiar o desenvolvimento em matéria de robotáxis da sua divisão Cruise: esta “estava a caminho de um negócio de robotáxi, mas quando se olha para o facto de que está a implementar uma frota, há toda uma parte operacional necessária para fazer isso acontecer”, disse Mary Barra, diretor-executiva da General Motors, numa chamada.

A executiva esclareceu que a General Motors concentrar-se-á no desenvolvimento de sistemas autónomos para utilização em veículos pessoais. O plano passa por juntar a unidade da Cruise à sua equipa de tecnologia mais ampla.

Conforme justificado, a decisão foi motivada por um mercado cada vez mais competitivo de robotáxis, pelas prioridades de alocação de capital, e pelo tempo e recursos consideráveis necessários para fazer crescer o negócio.

A fabricante combinará a Cruise LLC, de propriedade maioritária, com as equipas técnicas da General Motors. A Cruise emprega quase 2300 funcionários, mas as empresas ainda não determinaram quantos serão transferidos para a General Motors, segundo a diretora-executiva.

 

Despesas anuais da General Motors com a Cruise poderão cair para metade

Atualmente, a General Motors possui cerca de 90% da Cruise, tendo acordos com outros acionistas que aumentarão a sua participação para mais de 97%, segundo informou, num comunicado.

A fabricante prevê concluir a aquisição das restantes ações de acionistas externos da Cruise até o início de 2025, segundo informou o diretor financeiro, Paul Jacobson. Este acrescentou que as despesas anuais atuais da empresa com a Cruise são de cerca de dois mil milhões de dólares, pelo que a reestruturação deverá reduzir este valor para mais de metade.

A Honda, investidora externa da Cruise, disse que planeava lançar um serviço de transporte de passageiros sem motorista, no Japão, no início de 2026. Contudo, agora, vai reavaliar os planos e ajustá-los, caso seja necessário.

A Honda continua empenhada em várias iniciativas de investigação e desenvolvimento com o objetivo de fornecer novas soluções de mobilidade aos nossos clientes no Japão

Partilhou um porta-voz, à CNBC.