O acidente ocorrido em São Francisco, em 2023, que envolveu um robotáxi da Cruise, subsidiária da General Motors, colocou um ponto final na atividade de táxis sem condutor do fabricante americano.
A marca automóvel anunciou esta quinta-feira que vai encerrar a sua atividade nos robotáxis: uma decisão para o qual muito contribuiu o grave acidente em São Francisco, que levou à retirada da licença da empresa Cruise, subsidiária dos robotáxis da GM.
Recorde-se que antes deste acidente, o fabricante automóvel americano tinha, através da subsidiária Cruise, uma frota de Robotaxis sem condutor em vários centros de cidades dos Estados Unidos.
Mas desde o acidente, a Cruise teve de demitir 900 pessoas, ou um quarto do seu quadro de funcionários. Numa altura em que a empresa finalmente regressou gradualmente as suas atividades de desenvolvimento, e passou a estar disponível na plataforma da Uber, gigante das reservas automóveis, durante o primeiro semestre de 2025, a GM decidiu atirar a toalha ao chão.
“Consistente com as suas prioridades de alocação de capital, a GM não financiará mais o trabalho de desenvolvimento de robotáxis da Cruise, dado o tempo e recursos consideráveis que seriam necessários para escalar a empresa, especialmente num mercado cada vez mais competitivo”, especificou o fabricante.