Estes dois modelos serão os primeiros veículos elétricos da BYD fabricados na Europa

Estes dois modelos serão os primeiros veículos elétricos da BYD fabricados na Europa

Uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, a BYD, planeia construir a maioria das unidades destinadas à Europa na sua fábrica da Hungria. Os dois primeiros modelos já são conhecidos.

No final do ano passado, os rumores confirmaram-se, com a informação de que a BYD instalar-se-ia na Europa pela porta da Hungria.

Na altura, o grupo chinês estaria em negociações finais com o Governo do país europeu para a construção de uma nova fábrica de carros elétricos e baterias, em Szeged.

Agora, sabe-se que os modelos Dolphin e Atto 3 estrearão a fábrica europeia da BYD, no próximo ano.

BYD Atto 3 BYD

A BYD está a construir uma unidade de produção na Hungria e, de acordo com Stella Li, vice-presidente executiva da empresa, a infraestrutura estará pronta no final de 2025.

A executiva revelou, também, que os planos iniciais da BYD previam que o pequeno Seagull fosse o primeiro modelo construído na Europa. Contudo, as prioridades mudaram, e o Dolphin e o Atto 3 marcarão a estreia.

Em declarações à revista de negócios alemã Capital, Li referiu que o arranque da fábrica húngara demorará dois a três anos, e que haverá um terceiro modelo a ser produzido em solo europeu entre o Dolphin e o Atto 3.

Segundo a imprensa, este novo modelo, mencionado como “Atto 2”, deverá ser uma versão rebatizada do Yuan Up, que foi apresentado no início deste ano e já está disponível na China.

Modelo Yuan Up da BYD, na China

É visivelmente mais pequeno do que o Atto 3 e tem um design mais robusto e vertical. O Seagull deverá ser o quarto modelo a ser construído na fábrica da Hungria.

Atualmente, a BYD tem em curso uma inquietante expansão global. Se a empresa chinesa já faz furor entre os europeus, com uma fábrica na Europa a história pode desenrolar-se a seu favor.

 

Leia também: