Um modelo mítico da Renault vai regressar às estradas. Falamos do icónico R5 Turbo, que surge agora numa versão totalmente elétrica, mas a debitar uns incríveis 500 cavalos. É o renascer de uma lenda.
Renault leva o R5 com 500 cavalos para a pista
É um dos mais emblemáticos, e amados, carros das últimas décadas e está de volta. Falamos do Renault 5 Turbo, uma máquina infernal e que promete continuar a fazer virar cabeças um pouco por todo o lado.
Tal como o seu antecessor, tem tração traseira e vem equipado com dois motores elétricos que acionam cada uma das rodas traseiras.
O incrível é que este R5 Turbo 3E atinge uma potência respeitável de 500 cavalos, um valor demoníaco, mas que com toda a certeza vai fazer as delícias de muitos entusiastas. Graças a esta potência, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, conforme os dados homologados.
Além disso, a estrutura em carbono, redesenhada na parte traseira para assegurar a ligação estética com o R5 E-Tech elétrico, apresenta um pequeno spoiler inspirado no Alpine A290, garantindo leveza e rigidez estrutural.
Como já referimos, o Renault 5 Turbo 3E é um hot hatch, totalmente elétrico, de design retro-futurista, com uma tomada de carga moderna posicionada numa das entradas de ar traseiras, que recorda o estilo do “Turbo” original.
A superestrutura em carbono é, simultaneamente, leve e extremamente rígida, duas qualidades fundamentais para um pocket rocket digno do seu nome e do seu património histórico.
Outro pormenor que não vai passar despercebido aos mais atentos: surge com o aspeto e a decoração de um automóvel construído para a pista, ostentando as cores históricas de uma das versões de rali do início dos anos 1980.
O carro, que terá uma edição limitada, deverá chegar ao mercado em meados de 2026.
Documentário no Prime
A revelação desta surpresa surge no final do documentário Anatomy of a Comeback, uma série documental disponível no Prime Video. Conta a história de como o Grupo Renault deu a volta por cima e ultrapassou uma crise que excedeu tudo o que se tinha visto anteriormente neste sector.
À beira do colapso no início da década de 2020, a empresa lançou o Renaulution, um roteiro de transformação único na indústria automóvel.
No final do quarto episódio os telespectadores seguem Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da marca Renault, e Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design, numa visita ao Departamento de Design, para ver o futuro Renault 5 Turbo 3E, confirmado por Luca de Meo como um modelo de produção futura. Quarenta e seis anos após o lançamento do primeiro Renault 5 Turbo.