A capacidade de refrigeração do ar condicionado torna as viagens muito mais confortáveis no verão: é um excelente ‘remédio’ para enfrentar as altas temperaturas. No entanto, costuma ser ‘esquecido’ durante o período de inverno, lembrou esta sexta-feira o jornal espanhol ‘El País’.
No entanto, muitos condutores não sabem que o ar condicionado também deve ser ligado em intervalos regulares no inverno… isto se quiser evitar um arranjo que fará mossa na carteira. Com a sua utilização, os seus componentes ficam protegidos e ajudam a eliminar o excesso de humidade do ar interno, responsável pelo embaciamento dos vidros do carro, e como tal garantir uma melhor visibilidade.
Durante o funcionamento do compressor de ar, o refrigerante circula e lubrifica ao mesmo tempo não só as tubulações, mas também as suas juntas e todos os componentes, o que ajuda a manter o sistema estanque.
As falhas mais prováveis do sistema de ar condicionado por falta de utilização nos meses frios (que costumam aparecer no verão, quando já é tarde) afetarão o compressor do ar condicionado e o circuito de gás.
O compressor, que aciona o gás refrigerante, corre o risco de falhar se ficar desligado por longos períodos de tempo – a reparação deste componente essencial para a geração de ar frio pode custar cerca de 550 euros.
Deixar o ar condicionado inativo de setembro a junho pode causar outros problemas, como o ressecamento e frechas nas juntas de vedação do circuito, provocando a fuga do gás refrigerante. A reparação e reabastecimento de gás podem atingir os 250 euros, enquanto a revisão varia entre os 60 e os 120 euros, dependendo do modelo do carro e da oficina.