Portugal: Vai haver mais apoio para compra de elétricos, mas…

Portugal: Vai haver mais apoio para compra de elétricos, mas…

Se está a pensar adquirir um carro elétrico, fique a saber que este ano haverá mais dinheiro por parte do Governo. O abate afastou, no passado ano, candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos.

Para 2025 estão previstos 13,5 milhões de euros

De acordo com as informações, o Governo vai usar a verba não executada do ano anterior para reforçar o montante previsto para 2025.  “A verba não executada em 2024 acresce ao apoio previsto para 2025, no caso dos avisos dos veículos de emissões nulas”, disse uma fonte oficial do Ministério do Ambiente e Energia ao Negócios.

De relembrar que no ano passado, o Fundo Ambiental contou com 10 milhões de euros, mas, apenas foram gastos cerca de 6,5 milhões de euros, o que significa que 3,5 milhões irão somar ao valor deste ano. No total, estarão previstos 13,5 milhões de euros para ajudar particulares e empresas a adquirirem um veículo elétrico.

Ainda não há data prevista para a abertura das candidaturas.

Para particulares, está contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.

Igualmente contemplados estão incentivos, até 50% do valor máximo, na aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica (até 1500 euros), bicicletas elétricas para uso citadino (até 500 euros), bem como Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos (todos com um teto de 500 euros de comparticipação) e bicicletas citadinas convencionais (até 150 euros).